Somos o que comemos

Publicado em 26 de outubro de 2007, sexta-feira.

Para ter uma alimentação equilibrada, não é preciso ficar eternamente condenado ao tradicional prato de salada com uma carne grelhada.

Os alimentos são divididos em grupos, de acordo com a função que desempenham no organismo.

Todos os grupos são necessários e a regra é ingerir apenas um de cada grupo durante cada refeição. Exceção feita às folhas verdes, que podem ser combinadas à vontade. As proteínas são importantes para o crescimento e manutenção da massa muscular e para a reposição celular. As principais fontes são carnes, leite, ovos e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico).

Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte energética para o metabolismo. São as massas, os pães e as bolachas, e o arroz, o milho, a batata, a mandioca, o açúcar e os doces.

Vitaminas e minerais ajudam a regular o metabolismo do organismo, auxiliando na formação dos tecidos. As principais fontes são as frutas e as hortaliças.

Para que sua dieta seja o mais correta possível, evite carne de porco, embutidos (salsicha, presunto) e queijos amarelos. Opte por carne de frango ou peixe, queijo branco, leite desnatado. Os vegetais podem ser ingeridos à vontade. Para incorporar mais alimentos saudáveis na sua alimentação diária, o jeito mais fácil é comer mais frutas, verduras e cereais integrais. A maioria deles não tem gordura, colesterol ou sódio e contém muito poucas calorias.

O que você ganha é muita fibra, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas, elementos essenciais para manter seu corpo funcionando da melhor forma possível. Mas, cuidado com algumas frutas! O abacate e o caqui, por exemplo, são gordurosos e muito calóricos. Você pode comer todas as frutas que gostar, mas com atenção às quantidades.

Com equilíbrio, pode-se comer tudo o que se gosta, emagrecer com saúde (devagar) e ainda combater a celulite.

O que é certo é que ataques cardíacos, osteoporose e outros sinais de envelhecimento levam anos para se desenvolver. Consumir alimentos saudáveis atrasa esse desenvolvimento, fazendo com que você viva mais e melhor.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.