Alimentação anti-stress

Publicado em 30 de outubro de 2007, terça-feira.

A correria do dia-a-dia não é privilégio de idade, sexo, estado civil ou classe social. Todos lutamos contra o tempo, buscando executar nossas tarefas num cotidiano em que precisamos mostrar a nossa capacidade física, intelectual, profissional e emocional de forma quase perfeita. Mas, será que nosso organismo, que é uma máquina em operação, está sendo tratado com os cuidados necessários para vivermos toda esta pressão?

Segundo os nutricionistas, somos o que comemos. Então, se temos uma alimentação desequilibrada em nutrientes essenciais, aliada à falta de lazer e de atividades físicas, certamente seremos pessoas candidatas a sérios riscos na saúde, tais como: derrame, enfartes, obesidade, depressão, hipertensão arterial e perda de desejo sexual. Então, qual a receita para não chegarmos a este ponto?

Primeiramente devemos ter uma rotina nos horários das refeições, não ficando longos intervalos sem nos alimentarmos (o ideal são 6 refeições ao dia). Se você está atrasado para a escola ou trabalho, um simples café preto não vai resolver a situação. Depois de uma noite de 8 horas de sono (o recomendado), nosso organismo precisa se abastecer de energia presente nos carboidratos (massas e cereais), vitaminas e minerais (frutas e legumes), proteínas e cálcio (leite e derivados). Se ingerirmos cafeína em excesso (café, chá mate ou preto, refrigerantes à base de cola), nossa predisposição para a ansiedade e irritação será maior, comprometendo os resultados na escola ou trabalho. Esta regra também se aplica ao almoço, pois se o tempo é curto para o mesmo, não sendo possível apreciar aquela comida caseira, não fique apenas no lanche.

Evite frituras e massas pesadas que só acumulam gorduras, favorecendo o entupimento de veias coronárias, estimulando o enfarte. Vá até um restaurante de boa procedência (não precisa ser caro), dando preferência a alimentos que, com certeza, serão ótimos aliados no combate ao estresse.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.