A alimentação saudável pode estar ligada ao bom humor?

Publicado em 6 de julho de 2009, segunda-feira.

Vários grupos de nutricionistas e cientistas já estão estudando o quanto a comida é capaz de influenciar o humor das pessoas. As pesquisas ainda estão em andamento, mas os profissionais envolvidos não têm dúvidas de que ingredientes vindos das refeições são capazes de interferir no humor das pessoas. Pra eles está claro que os alimentos seriam capazes de modular a produção de neurotransmissores, substâncias químicas que são responsáveis pela comunicação das células no nosso cérebro.

Sendo assim para que uma pessoa se sinta feliz é fundamental que esse grupo de neurotransmissores desempenhe bem o seu papel e esteja em níveis apropriados. As substâncias químicas envolvidos com o alto-astral são três: serotonina, dopamina e noradrenalina.

Para garantir a produção adequada de serotonina monte uma dieta que abranja as seguintes opções.

- Vitamina B: vegetais como o tomate, os brócolis e a rúcula ganham maior destaque porque neles aparece o ácido fólico. Já no feijão, grão-de-bico e ervilhas assim como os alimentos protéicos, como ovos, leite, peixes e carnes, são fornecedores de triptofano.

- Vitamina B12: é encontrada em carne vermelha magra além de ostras e mariscos. A carência desta vitamina está relacionada com a depressão.

- Carboidratos: que são encontrados nas massas, na batata, no arroz e nos pães gera aumento nas taxas de insulina, que auxilia na maior captação dos aminoácidos. Aminoácidos estes que competem com o triptofano para penetrar no cérebro. Assim, o triptofano ganha mais espaço na cabeça, o que só contribui para a produção e a atividade da serotonina.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.