Amora: a fruta funcional!

Publicado em 25 de fevereiro de 2015, quarta-feira.

Conheça os benefícios da farinha de amora para saúde e estética

A amora é um fruto cultivado em regiões frias, como no Sul do Brasil. De origem Asiática e Europeia possui coloração negra e um sabor azedo, mas consumida em forma de geleias e pratos adocicados. A amora por ser semeada em ambientes frios é pouco consumida no Brasil, um país tropical e com temperaturas mais elevadas.

Diversos estudos atuais comprovam a eficácia da amora para a saúde devido a grande quantidade de antioxidantes e vitaminas importantes ao organismo. Para aproveitar os diversos benefícios deste fruto foi também desenvolvida a farinha de amora, um sucesso entre os consumidores de saúde. Vamos saber mais sobre esta fruta funcional!

Amora, a fruta funcional

Contribui para a perda de peso

Rica em fibras solúveis a amora é uma excelente aliada das funções intestinais, logo contribui para perda de peso. Possui a presença de vitaminas essenciais para a saúde, como K, C, E, selênio e zinco, nutrientes que fortificam o organismo no combate à diversas doenças.

As pectinas em junção com as fibras solúveis irão atuar na sensação de saciedade, absorção de gorduras e melhor desempenho do trânsito intestinal. No caso da farinha de amora, pode ser perdido alguns nutrientes, o que vai depender da temperatura usada no processo de desidratação.

Ótima para diminuir os níveis do colesterol ruim

A pectina é responsável por se unir à gordura, o que impede a absorção do organismo. Além de contribuir para o emagrecimento este fator também ajuda pessoas que sofrem de colesterol alto, pois irá diminuir as taxas de gorduras nas correntes sanguíneas.

Um potente antioxidante

Diversos estudos estão em busca de alimentos funcionais e principalmente com funções antioxidantes no combate à diversas doenças, sobretudo o câncer. A amora é um fruto rico em antioxidantes que agem no combate ao envelhecimento das células e formação dos radicais livres. Os antioxidantes são também responsáveis por contribuir para a saúde cardiovascular e circulação sanguínea, logo torna­se uma ótima opção para a estética e prevenção da celulite.

Indicada para diabéticos

A amora é um fruto rico em pectinas, como já dito, e neste caso irá agir no controle glicêmico. Quando é consumido a amora existe um maior controle da produção de insulina, responsável por liberar o açúcar sanguíneo para as células. Entre pessoas que possuem diabetes é importante o controle dos níveis de insulina, onde irá agir a farinha de amora.

Como consumir farinha de amora

A farinha de amora possui sabor levemente adocicado, neste caso pode ser consumida no preparo de bolos, tortas e vitaminas. Na impossibilidade de consumir a amora (in natura), vale a pena investir na ingestão da farinha de amora, devido a todos os benefícios que a fruta pode proporcionar para a saúde e estética.

Fonte: www.onlinefarma.com.br

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.