Garanta saúde com o poder dos sucos

Publicado em 30 de outubro de 2007, terça-feira.

A hidratação começa pela água e continua com os sucos de frutas, que oferecem ao organismo um aporte importante de vitaminas. O sistema imunológico protege nosso organismo de uma ampla variedade de agentes infecciosos, de bactérias, vírus e fungos a parasitas e outras substâncias estranhas, que podem provocar doenças mais ou menos graves. Para que este escudo funcione bem, é preciso se alimentar bem.

Uma deficiência em qualquer um dos nutrientes que mantém as defesas altas, por menor que seja, reduz a capacidade do organismo de combater os invasores externos e os venenos internos. Para evitar isso é preciso incluir regularmente na dieta alimentos que contêm:

Vitamina A: proteção antiinfecciosa. Ao manter saudáveis as membranas mucosas dos olhos, do nariz, da boca, dos pulmões e do trato gastrointestinal, forma uma barreira contra as bactérias e vírus que invadem o organismo. Além disso, cumprem um papel importante na produção dos anticorpos que lutam contra os invasores externos. Se não estiver em quantidade suficiente, o corpo pode diminuir a produção das células imunológicas e se eleva o risco de câncer. Frutas de cor verde escuro e laranja.

Complexo B: amigos dos anticorpos. Onde quer que as células se multipliquem rapidamente, lá estão implicados estes compostos derivados do ácido fólico. As vitaminas do Complexo B contribuem para a produção de anticorpos, as substâncias defensivas que reagem aos elementos agressores de nosso organismo, causando uma resposta imunológica e prevenindo infecções. Suco de laranja e morangos.

Vitamina C: o tônico imunológico. Quando uma pessoa sofre de estresse físico, de uma infecção, de febre, corre mais de 8 quilômetros por dia ou se expõe a temperaturas baixas, o ácido ascórbico ajuda seu corpo a fabricar fago assim como tiroxina, um hormônio que acelera a ação das células T, encarregadas de reconhecer os organismos invasores. Além disso, a vitamina C é um antioxidante que nos protege do dano celular que pode originar um câncer ou transtornos cardiovasculares.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.