Autoconfiança

Publicado em 10 de junho de 2008, terça-feira.

A auto-estima pode ser construída com exercícios simples, que possibilitam enfrentar a vida com otimismo e segurança

O que é construir a autoconfiança

Quando você sente muita falta de confiança em si mesma, a baixa auto-estima e as dúvidas a respeito de sua própria capacidade podem causar impacto em todos os aspectos de sua vida, impedindo que você desfrute das coisas boas e atinja seus objetivos. A boa notícia é que a autoconfiança pode ser aprendida. Na verdade, é como fortalecer um músculo: tudo o que precisamos é de exercícios. Quando são praticados regularmente, os exercícios de construção da autoconfiança - como as técnicas de visualização - podem ser um método eficaz para aumentar sua auto-estima e ajudá-la a ganhar confiança.

Como funciona

Muitos exercícios para construir a autoconfiança são variações sobre o mesmo tema: ficar em pé, fechar os olhos e imaginar um círculo onde você possa entrar, e dentro dele, sentir-se poderosa, capaz de fazer as coisas arriscadas que não faria normalmente. Assim, você pode despedir-se dos pensamentos negativos e da ansiedade, tomar coragem e entrar no "círculo mágico". Outros exercícios também ensinam a "sentir" uma platéia e a usar técnicas de respiração e relaxamento para controlar a timidez e o medo.

Quando são usados

Os problemas mais comuns que andam de mãos dadas com a falta de confiança em si são:

- Não se atrever a puxar conversa com estranhos;
- Ansiedade na hora de falar em público, em reuniões ou na frente de um grupo de pessoas;
- Colocar-se em situação inferior, o tempo inteiro;
- Ter muitas dúvidas a respeito da sua capacidade, e dizer "não consigo" em vez de "sim, consigo";
- Deixar que os outros menosprezem você;
- Ser incapaz de dizer "Não".

A confiança pode crescer com exercícios simples, que possibilitam enfrentar com novas armas as situações que são difíceis para você, como falar para uma platéia, discutir com o chefe ou tomar decisões sobre a sua própria vida.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.