Brincadeira saudável

Publicado em 16 de setembro de 2009, quarta-feira.

Como brincar é uma das atividades mais importantes da infância, os pais, sempre que puderem, devem participar dela. Uma das coisas mais saudáveis na relação familiar é os pais sentados no chão, entre os brinquedos, entrando no mundo dos filhos.

Isso fortalece o vínculo afetivo entre pai e filho, seja a brincadeira qual for. Além de ser prazeroso para os dois.

As crianças também precisam saber a dividir. Quando a criança tem irmãos ou está acostumada a brincar com amiguinhos, isso se torna mais fácil. Aprender a emprestar, repartir, e se colocar no lugar do outro, faz parte do processo de desenvolvimento e de socialização de todas as crianças.

Os pais e professores devem estar preparados e atentos para orientar seus filhos e alunos na construção deste processo, que faz parte do desenvolvimento de todos. Outra dica são campanhas solidárias que fazem com que as crianças doam um brinquedo seu em bom estado. A orientação aos pais é que ajudem seus filhos para que eles escolham o que dar. Esse exercício muitas vezes é difícil para algumas crianças mais apegadas, mas extremamente importante.

Ensinar a criança a emprestar os brinquedos para os amiguinhos não é uma tarefa fácil, há os que emprestam com mais facilidade e os que não gostam de dividir de jeito nenhum. Mas, como essa é uma lição que se leva para o resto da vida, o esforço vale a pena.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.