Primeira vez no dentista?

Publicado em 8 de julho de 2009, quarta-feira.

O estresse da primeira consulta no dentista se compara ao primeiro dia no colégio, muita falação, trocas, presentes e nervosismo, mas não precisa ser assim. Primeiro de tudo: o estresse vem dos pais, lembre-se que a criança não passou por nada ainda! Então evite cometários do tipo "é horrivel", "dentista gosta de ver a gente sentir dor!", "aquele barulho me mata de medo", "aquela agulhada",... Isso só faz o processo ser mais difícil e leva a criança a fantasiar coisas. Mesmo que você ou alguém do círculo da criança tenha medo, mostre segurança e que é algo rotineiro que as pessoas fazem para ter saúde.

Desde bebês se usa uma fralda umedecida em água para efetuar a limpeza da boca, sempre após a alimentação ser dada. Depois a limpeza vai ser dos dentinhos que vão nascendo, sempre após a ingestão dos alimentos, assim a criança já estará habituada a ter a boca manipulada.

No dia da consulta, haja naturalmente, passe segurança e se a idade da criança permitir, não entre na sala de atendimento com ela, deixe a porta aberta e diga que está na sala ao lado esperando, e se a criança se comportar, depois elogie muito e dê muito carinho. Presentes ou trocas não fazem um bom efeito no comportamento.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.