O que causa a calvície?

Publicado em 22 de setembro de 2007, sábado.

A calvície, cientificamente denominada Alopécia, é a redução parcial ou total de cabelos que pode ocorrer em ambos os sexos. Os primeiros sinais de calvície são o afinamento dos fios, ou a substituição dos fios por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento.

A progressão do problema leva à rarefação dos fios, aumento da região frontal da cabeça (popularmente denominada testa) devido ao afastamento da linha de implantação dos cabelos. Os casos mais avançados de calvície se caracterizam pela ausência de cabelos na parte superior e frontal da cabeça restando apenas cabelos nas áreas laterais e posterior.

Estão enganados aqueles que acreditam que a calvície é apenas um fator genético. Problemas relacionados a uma alimentação incorreta, ou mesmo a higiene inadequada do couro cabeludo pode causar a calvície. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e esses podem ser fatores que levam a queda de cabelo.

O que causa a Calvície? Não existe apenas uma causa para a calvície, ela pode ser conseqüência de um ou vários fatores. Os principais fatores que levam a calvície são herança genética que pode ser materna ou paterna, distúrbios fisiológicos e emocionais.

O uso excesso de fixadores (gel de cabelo), o uso contínuo de secadores e os banhos com água muito quente provocam o aumento da oleosidade, fator que leva à queda dos fios. Alterações no couro cabeludo, devido a tratamentos no cabelo como tingimentos, alisamentos ou permanentes, também, são causas da calvície.

A alteração dos níveis hormonais pode levar até a calvície total. Nos homens com predisposição a testosterona pode agir sobre os folículos capilares promovendo inicialmente o afinamento, posteriormente a diminuição de crescimento e por fim a queda parcial ou total dos cabelos. Nas mulheres alterações hormonais, principalmente na menopausa, podem causar rarefação.

O tratamento médico pode auxiliar a identificação das causas e soluções para a calvície. A redução da queda dos cabelos pode ser obtida se seguido corretamente as orientações do dermatologista.
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.