Tratamento para a Calvície

Publicado em 2 de outubro de 2007, terça-feira.

A calvície não é algo que ocorre do dia para a noite, ou seja, ela não é um processo instantâneo de queda dos cabelos. A calvície inicia com a progressiva rareficação dos fios e evolui até a interrupção do crescimento, que gera a calvície.

A calvície, cientificamente denominada Alopécia, ocorre em conseqüência de um ou vários fatores, podendo esses ser genéticos, fisiológicos ou emocionais.

Qual o tratamento para a Calvície? Para identificar o melhor tratamento para a calvície é necessário definir qual a causa da mesma. Existem diversas formas de tratar a calvície, sendo que a maioria dos tratamentos tem como finalidade interromper o processo de queda de cabelo, e prolongar a vida útil dos folículos capilares.

Os diversos tratamentos vão do uso de medicamentos e vitaminas, mesoterapia, xampus especiais, soluções capilares até implante capilares. O tratamento mais utilizado é feito pelo uso de substâncias aplicadas diretamente no couro cabeludo ou com medicamentos por via oral.

O uso do medicamento finasterida foi uma grande revolução no tratamento da calvície, pois ele bloqueia a ação da enzima diidrotestosterona (DHT), que age sobre os folículos capilares provocando o afinamento dos fios. Esse medicamento tem eficácia no controle da queda dos cabelos na grande maioria dos pacientes tratados.

Pesquisas realizadas por cientistas finlandeses afirmam que uma potente substância desengordurante (polisorbate 60 e o polisorbate 80) ajudaria no combate à calvície. Essa substância reduziria a ação de hormônios testosterona e diidrotestosterona que se apresentam em grande quantidade no couro cabeludo ativando a secreção sebácea, o que agrava a queda dos cabelos.

Para determinar o melhor tratamento da calvície aconselha-se consultar um dermatologista. Ele identificará a causa, e assim indicará o tratamento mais apropriado para o seu caso.
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.