A Calvície

Publicado em 27 de março de 2008, quinta-feira.

A Calvície é a famosa queda de cabelos - é um tema que, não raras vezes, aflige as pessoas. Vale estudar e conhecer mais sobre a calvície. A perda de cabelos é um procedimento natural do nosso corpo.

Diariamente um humano perde de 70 à 100 fios de cabelos. Na calvície, porém, essa reposição não acontece em virtude de alterações orgânicas que promoveu a atrofia do folículo piloso.

A calvície aparece muito mais no sexo masculino do que a no feminino e, na maior parte dos casos, sua causa está conectada a dois aspectos:

- Fator Hereditário: definido pela combinação de genes que o homem recebe da mãe e do pai. Isso faz com que o homem que tenha casos de calvície na família tenha mais chance de ser calvo.

- Fator Hormonal: certos mecanismos envolvendo hormônios masculinos (testosterona) têm papel importante, seja afetando diretamente as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos, ou alterando o nível dos nutrientes e fluxo sangüíneo da raiz. Sem nutrientes adequados, os folículos capilares não podem ter um crescimento saudável e acabam por morrer e cair. Nesses casos, não é mais possível a produção de um novo fio.

Porém, vale ressaltar que existem outras causas possíveis para a queda de cabelo. Ela pode estar associada a fatores emocionais, fisiológicos, inflamatórios, traumáticos, além de deficiências nutricionais.

O ritmo de evolução da calvície varia muito de uma pessoa para outra. Bem como forma e extensão.

A calvície não é uma bobagem. Muitas pessoas convivem bem com ela. Porém, para outras, é muito difícil de aceitar naturalmente a queda de cabelos.
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.