Qual é o tênis ideal

Publicado em 29 de julho de 2008, terça-feira.

Que fazer exercício faz bem a saúde todos sabemos que é verdade, no entanto saiba que você precisa se preocupar também com os acessórios utilizados na prática do exercício. Um dos mais importantes é o tênis. Veja algumas dicas para você tomar ao escolher o tênis para a prática do exercício:

- Calcanhar: A parte de trás não pode ser muito alta. Isso provoca instabilidade na pisada e é capaz de provocar uma entorse e a região próxima dos dedos fica sobrecarregada, sobretudo na caminhada quando se apóia completamente o pé no chão.

- Palmilha: As de silicone que vêm com o tênis são eficientes, mas se pretende usar outro tipo de palmilha converse com o clínico, já que dependendo do material e da intensidade do exercício, ela pode machucar o pé.

- Solado: O aparelho de amortecimento deve absorver o choque e distribuir a carga sobre todo o pé. Com as passadas, o material do solado sofre uma compactação e precisa de um dia inteiro pra voltar ao normal.

- Peso: O tênis deve ter dentre 300 e 350g.

- Meias: Elas são indispensáveis, pois amortecem a fricção entre a pele e a área interna do tênis. Escolha as de algodão grosso, que absorvem o suor dos pés e diminuem o impacto entre as pontas dos dedos e o calcanhar.

- Validade dos tênis: A troca depende da assiduidade e da intensidade dos exercícios. Mas quando o tênis começa a ficar gasto está na hora de trocar.

- Tamanho: A distância ideal entre o dedo mais longo e a ponta do tênis não deve ultrapassar 1 cm.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.