Criança canhota

Publicado em 12 de junho de 2009, sexta-feira.

Há problema em a criança ser canhota? Não, claro que não. Pesquisas sugerem que ela pode até ter mais facilidade para memorizar coisas. O fato é que o cotidiano dela será um pouco mais complicado porque o mundo é dos destros, apesar de estimativas apontarem que quase 10% da população não tenha habilidade com a mão direita. A vida dos canhotos segue normal apesar de a ciência ainda pouco conhecer sobre eles.

Provavelmente, existe um componente genético responsável pelo domínio do lado esquerdo. Estudo feito no início dos anos 90 revelou que filhos de pais destros têm 9,5% de chance de ser canhotos. Mas, quando o pai ou a mãe é canhoto, a possibilidade sobe para 19,5%. Outro dado concreto é que a dominância é mais forte nas mãos, porque elas exigem atividades mais sofisticadas, ou finas, como a escrita.

Essa "facilidade" com o lado esquerdo aparece logo no primeiro ano de vida, a criança escolhe uma mão para conhecer o mundo. Ela apalpa os objetos, tenta pegar alguma coisa, faz os primeiros rabiscos no papel. Mas a confirmação real virá em torno dos 6 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.