Yoga como qualidade de vida

Publicado em 27 de julho de 2009, segunda-feira.

A depressão é caracterizada por uma falta de motivação e entusiasmo perante a vida. O estado depressivo tem sido cada vez mais comum em todo o mundo por vários motivos, entre os quais podemos destacar o crescente individualismo, o isolamento, o consumismo e o estilo de vida estressante. As técnicas de Yoga, incluindo posturas, respiração, relaxamento e meditação têm se mostrado altamente eficazes como tratamento coadjuvante nesta condição. Cada uma destas ferramentas ajudam o processo de reequilíbrio da pessoa como um todo: nível físico, mental, emocional e espiritual.

As posturas de Yoga ajudam a criar mais vitalidade em todos os sistemas fisiológicos. As técnicas de respiração funcionam como uma ponte para equilibrar os estados mental e emocional decorrentes do estado depressivo. O relaxamento recupera a energia perdida no processo de lidar com a depressão.

A meditação traz equilíbrio para todo o sistema nervoso. As técnicas de Yoga funcionam juntas para repintar as cores do arco-íris interno, que passam a se refletir no cotidiano. Em Yoga, usamos a analogia do arco-íris para desabrochar o potencial e vigor de cada aspecto do nosso ser. A cor vermelha está associada à área das pernas e pés e com a habilidade de "andar com as próprias pernas" com entusiasmo, enfrentando os desafios da vida. A cor laranja está associada à área pélvica e à habilidade de se reconectar com as sensações e sentimentos, facilitando o restabelecimento de relacionamentos saudáveis. A cor amarela representa o dourado do sol interior, cuja sede no corpo é o plexo solar.

Na medida em que a pessoa se reconecta com seu valor pessoal e melhora a sua auto-estima, este sol começa a brilhar e a irradiar vitalidade. A cor verde esmeralda relaciona-se com o coração, a sede do amor universal e da compaixão e, quando em harmonia, permite uma vida mais amorosa, leve e compartilhada. O azul celeste está relacionado à área do pescoço e, quando em equilíbrio, permite uma comunicação mais clara e objetiva, expandindo novas possibilidades de expressão e criatividade.

A cor violeta vincula-se à área da cabeça e aos sentidos, especialmente o sentido da visão de clareza e equanimidade. Está relacionada com a possibilidade de enxergar a vida sob uma perspectiva mais ampla. Através da Yogaterapia, todas as cores do arco-íris interior se integram, possibilitando uma vida com mais vigor, entusiasmo, auto-estima, criatividade e visão. O ambiente da "Montanha Encantada" e toda a natureza ao redor são facilitadores deste processo de trazer de volta o colorido e o encanto da vida.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.