Proteja seu organismo!

Publicado em 23 de setembro de 2009, quarta-feira.

O sistema imunológico é adquirido com o tempo. Nascemos praticamente desprotegidos, por esse motivo as crianças sempre parecem estar doentes. Mas na verdade é o corpo aprendendo e guardando as informações para que no futuro seja eficaz em combater doenças.

Esse sistema complexo é composto por células e tecidos. Como se fossem treinados, são vigilantes, soam o alarme para outras células de que algo está errado ou que existe um invasor entre eles, e guardam certas proteínas do invasor, para que se ele se atrever a entrar no organismo de novo, este seja reconhecido e exterminado, por que serão produzidos anti-corpos contra ele. Também são ótimos lixeiros, deixam o campo de combate bem limpo. Os coitados que ativam este sistema são os vírus, as bactérias e as células cancerosas.

Mas como todo exército precisa ter suporte e tecnologia. Como conseguiremos então ajudar o organismo? Uma vez que toda essa vigilância demanda muita energia e que esses soldados sejam sempre repostos. E o sistema imune também sofre alterações à medida que o corpo envelhece, por exemplo: os linfócitos T, são muito importantes nesse sistema de vigilância, mas diminuem e muito com o tempo. Como conseqüência, aumenta a freqüência e a intensidade de diversas infecções, entre elas a pneumonia e a gripe, e um risco maior de desenvolvimento de câncer e das doenças chamadas auto-imunes, nas quais o organismo ataca a si próprio, como a artrite reumatóide e o lúpus. Uma vez que o relógio biológico não pode ser parado, algumas atitudes ajudam a frear esse vilão.

Confira essas dicas:

Regule o seu estresse: faça exercícios, esse hábito vai melhorar a oxigenação dos tecidos, e a prática faz uma higiene mental. Aprenda a deixar esse tempo para você, não pense nos problemas, aprenda a viver no presente, quem é ansioso, vive no futuro, sofre com o passado e não vive o presente!

Fique atento as vacinas: quando somos crianças, estamos sempre tomando vacinas, preparando o sistema imunológico para quando formos adultos. Mas existem vacinas que os adultos têm que tomar também. Consulte o seu médico.

Uso de vitamina C: ao contrário do que se pensa ela não evita gripes, resfriados. O que ela fornece são subsídios para que o organismo possa trabalhar melhor, com mais qualidade. Mas só absorvemos 0,8 gramas por dia. No mercado existem até 2 gramas por pastilha, mas não tem necessidade, então compre vitamina C efervecente de no máximo 1g, por que o que não é absorvido é eliminado.

Durma bem: E não entenda isso como dormir muito. O ideal para a maioria das pessoas é 8 horas de sono. Mas isso pode variar. Como exercício de conhecimento observe como você fica quando dorme 8, 9 ou 10 horas. Conhecer-se é um bom caminho.

Alimentação: Evite gorduras e carnes vermelhas. Abuse de frutas e muito líquido, que tem que ser água. Os refrigerantes são como venenos líquidos, não trazem nenhum benefício. Então corte da sua dieta.

Relacione-se com as pessoas, isso faz bem pra você. Seu sistema imune fica exposto a outros patógenos e você faz amigos.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.