Ginseng

Publicado em 30 de junho de 2007, sábado.

Durante a dinastia Han (de 206 aC a 24 dC), um texto médico foi escrito sobre uma planta chamada sheng. Posteriormente, a planta ficou conhecida como \'Jen Sheng, a raíz celestial\' ou \'ginseng\', que significa literalmente \'erva-humana\', pois a forma da raíz é semalhante a uma pessoa. Em 1883, o género Panax foi adicionado ao nome (do gr. pan - tudo e axos - cura).

Ginseng é uma erva muito usada na medicina chinesa há muitos anos para incrementar a longevidade e a qualidade de vida. O Panax ginseng é a espécie mais estudada e disponível no ramo comercial.

O ginseng é uma erva aromática com um pequeno rizoma subterrâneo associado à sua raíz branca. Seu sistema de raízes consiste na raíz principal e suas ramificações. A parte da planta que fica sobre do solo é constítuida por um pedúnculo de 30 a 70 cm de altura que morre todos os anos.

A parte medicinal da planta é a sua raiz e tem crescimento demorado, colhida de quatro a seis anos, quando seu teor global de ginsenosídeo - o ingrediente ativo principal do ginseng - atinge o máximo.

Sabe-se que o ginseng melhora na atuação da corrente sangüínea, fazendo assim uma grande melhora nas atividades físicas e mentais.

Pesquisadores acreditam que o ginseng tem grande função para criar uma imunidade anti-gripal. Algumas pessoas acreditam que o ginseng também melhora o desempenho sexual, atuando numa rígida ereção.
Nos últimos 30 anos o ginseng adquiriu um importante novo nicho de mercado, no entanto esta planta é comercializada à pelo menos 5000 anos. Porquê este interesse súbito no ginseng? Têm-se ultimantente associado esta planta a importantes efeitos medicinais - o ginseng tem um alargado campo de ação medicinal. Não é de se admirar que esta erva medicinal conhecida à milheres de anos no oriente médio comece a ganhar espaço no ocidente.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.