O que influi no efeito sanfona

Publicado em 19 de setembro de 2009, sábado.

Qualquer um que esteja com excesso de peso pode passar pelo "efeito sanfona" depois de uma dieta. No entanto as mulheres são as mais propensas a enfrentar o efeito sanfona. Naturalmente elas já ganham peso mais facilmente que homens. Isso porque elas têm menos massa magra, estatura e taxa metabólica menor (gastam menos calorias).

A idade também influencia no ciclismo de peso. Com o decorrer dos anos, conforme vamos ficando mais velhos, maior é a dificuldade para emagrecermos. Isso porque a quantidade de quilos perdidos e recuperados é maior nos mais jovens e vai diminuindo com a idade. Isso também porque os mais jovens fazem dietas mais radicais e com o passar dos anos a adesão a essas dietas fica menor. Por isso, a chance de ciclismo de peso grande é menor.

Além do sobe e desce dos ponteiros da balança, o efeito sanfona provoca problemas de saúde como hipertensão, pré-eclâmpsia (hipertensão grave na gestação) e aumento da incidência de câncer renal.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.