As principais modalidades do Yoga

Publicado em 20 de agosto de 2007, segunda-feira.

O objetivo dessa arte, uma filosofia de vida, é unir corpo, mente e espírito entre si e com o universo. Em seus primórdios, o yoga foi criado como um canal para o crescimento pessoal e espiritual dos praticantes. As séries de posições corporais realizadas pelos alunos - chamadas asanas - teriam como objetivo fortalecer o corpo e a saúde, fazendo com que a pessoa viva mais e, em conseqüência, tenha mais tempo para promover seu próprio crescimento espiritual.

Porém, nada impede que uma pessoa utilize o yoga apenas como uma forma de trabalhar o corpo, obtendo todos os benefícios adicionais que a prática proporciona: ela tonifica o corpo, fortalece o coração, equilibra as emoções, estimula a circulação, melhora o sistema imunológico e massageia os órgãos internos, prevenindo e melhorando doenças como diabetes, asma, colesterol alto, disfunções hormonais, TPM, dores na coluna e no nervo ciático, problemas gástricos, entre outros. Desde que foi criada na Índia, há mais de 5.000 anos, o yoga foi sofrendo algumas modificações em seus princípios estruturais, e começaram a surgir modalidades diferentes de yoga.

Algumas preservam suas características primitivas, outras parecem ter sido feitas sob medida para os freqüenta-dores das academias de ginástica convencionais, que se preocupam, acima de tudo, com a boa forma.

Confira as principais modalidades de yoga praticadas no Brasil e descubra qual combina mais com você.

Hatha Yoga: é focado na prática dos asanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios), que são realizados vagarosamente e com uma permanência maior em cada posição. É uma atividade calma, que favorece a introspecção. Para quem é: pessoas que procuram um exercício relaxante para atenuar o estresse do dia-a-dia e tonificar o corpo.

Power Yoga: os asanas são realizados em seqüências rápidas e variadas, promovendo um intenso trabalho aeróbico e muscular. Para quem é: pessoas que querem definir os músculos e queimar calorias.

Iyengar Yoga: trabalha mais intensamente as posições que favorecem o alinhamento do corpo, melhorando a postura. Para quem é: pessoas que têm problemas de coluna e dores musculares, devidas à má postura.

Kundalini Yoga: trabalha mais intensamente os exercícios respiratórios (chamados pranayamas), com a finalidade de aumentar a energia e a vitalidade do praticante. Para quem é: pessoas que vivem cansadas, sem disposição para as atividades do dia-a-dia.

Bhatki Yoga: trata-se do yoga devocional devocionista, que cultua as divindades hindus. Para quem é: pessoas interessadas na cultura e na religião hinduísta.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.