Importância da atividade física na saúde

Publicado em 5 de novembro de 2007, segunda-feira.

Você faz parte daquele grupo de pessoas que se exercita somente no verão? Pior, você é daqueles que se exercita somente no período das férias? Ou ainda, pior, você não se exercita nunca? Então, cuidado, você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde.

Para entender melhor basta analisar que o corpo foi feito para se movimentar e se pensar um pouco mais será fácil entender que os seus ancestrais eram muito mais ativos, eles não tinham os recursos que se tem atualmente.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando parte na vida e a cada dia com mais informatização, e ainda a maioria das pessoas mora nos centros urbanos, o que favorece a mecanização. Do ponto de vista da locomoção e trabalhos braçais as vidas se tornaram mais fáceis e confortáveis. Porém, com toda essa economia de movimentos e de força para realizá-los há um custo, a atrofia de todo o organismo.

O simples toque de botão para controlar máquinas que fazem o serviço pesado, pode ser agradável, cômodo e aumenta a velocidade de execução das tarefas, mas tem um preço, deteriora a saúde.

Ao realizar atividades físicas são exercitados os músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que aja uma maior necessidade de sangue para nutrí-los, acelerando o ritmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em ação quando nos movimentamos.

E estas alterações são benéficas e necessárias para um bom funcionamento orgânico. Jogar futebol com os amigos somente no sábado, ou ao terminar de ler este artigo iniciar na ginástica todos os dias não seria o mais recomendado. Sempre busque o equilíbrio, aprendendo a sentir seu corpo.

Concluindo, procurar um profissional de Educação Física para aconselhálo, prescrever uma atividade e acompanhá-lo seria o melhor, afinal ele é um especialista em movimentos.

Depois desta leitura fica a pergunta: QUANDO VOCÊ COMEÇA A INVESTIR NA SUA SAÚDE?

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.