Problemas dos esportistas

Publicado em 14 de julho de 2008, segunda-feira.

Todo praticante assíduo de esporte tem que conviver com alguns probleminhas incovenientes como frieira, chulé e bolhas. Veja algumas dicas do que fazer em cada caso:

Frieira: Procure não ficar muito tempo com o mesmo calçado, seque bem os pés depois do banho, principalmente entre os dedos. Para tratar procure um especialista.

Ressecamento: Depois do banho passe na região um creme a base de uréia e deixe secar ao ar livre. Se a pele estiver muito seca, cubra os pés com um filme plástico ou com uma meia de Lycra, mantendo por uma hora essa proteção.

Chulé: Utilize tênis ventilados e meias de algodão, lave os pés três vezes por dia, seque-os muito bem e use produtos bactericidas e antifúngicos, que impedem o desenvolvimento dos microorganismos responsáveis pelo mau cheiro.

Calo: Eles aparecem para se proteger de uma agressão contínua, a pele fica mais espessa. Aplique um creme láctico à noite e cubra com um esparadrapo impermeável. Se o problema persistir troque de tênis.

Bolhas: Com o atrito, a derme e a epiderme se descolam e elas afloram. Nunca fure, pois a chance de uma infecção é grande, se a bolha estiver aberta, aplique um anti-séptico e faça um curativo durante o dia. A noite deixe o local aberto.

Trauma nas unhas: As unhas ficam doloridas, escuras e podem até cair. O problema pode ser resultado de uma batida ou por agressões repetidas no mesmo lugar, se a dor for grande procure um médico, do contrário espere a nova unha crescer.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.