Dicas para entrar em forma

Publicado em 24 de agosto de 2009, segunda-feira.

Quando somos crianças, praticamos esporte sem perceber porque tudo é diversão e descoberta, depois crescemos e vem as cobranças, ficamos insatisfeitas com o corpo e o tempo escapa pelos dedos com tantas coisas para fazer. Praticar esportes vira uma rotina chata e difícil de seguir.

Vamos colocar algumas opções de esportes com seu gasto calórico, assim você poderá redescobrir o prazer e se cuidar:

Uma boa caminhada

Isso não tem como dizer que não dá pra praticar, só precisa de duas coisas: vontade e tênis bom. Faça o seu alongamento, confira aqui no site as dicas, sempre antes e depois, e caminhe em torno de uma hora por dia. O gasto calórico é de 300 a 400 calorias por hora.

Uma volta de bicicleta

A bicicleta não precisa ser cheia de detalhes ou super novinha. Como sempre, depende da sua vontade empurrar a preguiça para longe e curtir uma boa volta pelo bairro. Pega o filhão que só fica na frente do computador, e se tiver ciclovia perto de casa não tem desculpa, confira se os pneus da bicicleta estão cheios e os freios funcionando. Gasta de 350 a 550 calorias por hora.

Lembra na escola?

Bom, na minha sempre era assim: meninos jogavam futebol e as meninas jogavam vôlei. Por que a gente parou? O ponto forte é que o bumbum fica nota 10, por que tem muito exercício de agachamento e torneia pernas, ombros e braços também! A flexibilidade, impulsão e reflexos melhoram. O vôlei de quadra queima de 350 a 400 calorias por hora e se tiver uma praia no fim do dia pratique na praia e mande passear 400 a 550 calorias por hora.

Vamos bater uma bolinha?

Você já reparou nas pernas e bumbum dos jogadores de futebol? E o fôlego então? Se você "brincar" intensamente pode mandar fora de 500 a 700 calorias por hora. Tá esperando o que menina?

Um novo esporte: pernas super definidas

Era assim que o basquete deveria se chamar. Ele exige que de você agilidade, rapidez, equilíbrio e impulsão, modela os músculos dos ombros, braços e bumbum. Outros benefícios são que aumenta o fôlego, melhora a resistência e a coordenação motora fica nota 10. E se vão de 500 a 600 calorias por hora.

Handebol

Pegue suas amigas e vão desestressar juntas, gritem e tirem todas as frustrações na coitada da bolinha e depois veja os braços modelados, desenhados e definidos. O resto do corpo acompanha: pernas e bumbum lindos! Sua resistência vai aumentar e vai parecer mais leve! É o primeiro esporte que falamos que você precisará ir à academia para equilibrar a musculatura, pois sempre um dos braços vai ser mais exigido que o outro. Depois de uma hora intensa vão 500 calorias.

Dicas para quem pode ir a um clube:

Natação: o exterminador de calorias

Os esportes praticados na água são uma delícia, a água nos proporciona prazer e os exercícios são feitos como uma grande brincadeira. Mas é um esporte aeróbico intenso e melhora o condicionamento físico, aumenta a resistência dos músculos, principalmente dos braços e costas, exige muito do abdômem e do peito e o risco de lesões é reduzido porque o impacto é menor. Mas não esqueça de trabalhar as pernas, senão o desenvolvimento é desigual. O gasto é de acordo com o estilo: 500 calorias/hora para o crawl, 580 calorias/hora para o peito, 610 calorias/hora para o costas, 620 calorias/hora para o borboleta. E para quem não dispensa uma aula a hidroginástica o gasto é de 300 a 400 calorias por hora.

Agora que rufem os tambores, o campeão de gasto é:

Quando vemos dois jogadores experientes jogando nem vemos a bolinha, o squash desestressa e quando se fica experiente chega a se a gastar de 700 a 800 calorias por hora... Uau! Isso mesmo. Mas é um esporte para poucos, tem impacto e exige fôlego, senão o jogo fica prejudicado, por isso fica a dica, vá devagar e depois chegue a esse esporte e mantenha seu peso.

Aliando essas dicas a uma dieta balanceada, sem precisar passar fome, e o peso ideal é alcançado deixando tudo bem durinho!
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.