Beleza feita de chocolate!

Publicado em 9 de junho de 2008, segunda-feira.

Engana-se quem pensa que o chocolate é somente uma guloseima deliciosa, pronta para ser devorada por qualquer ser humano que não esteja de regime. O chocolate, desde a Antigüidade, é usado para relaxantes banhos de espuma, fazendo o papel de revitalizante para a pele ressecada, desnutrida e foto-envelhecida. Atualmente em evidência, os banhos são feitos em clínicas de estética, no Ofurô ou com produtos especiais para se fazer em casa. Eles são indicados para o inverno, pois mantêm a hidratação e maciez cutânea, além de preparar a pele para o verão.

O chocolate, devido à sua ação nutritiva, deixa a pele bem umectada, com brilho, grande viço e vida, tornando-a macia e aveludada. As gorduras presentes na massa do cacau formam uma barreira protetora que não deixa a umidade natural da epiderme escapar. Além disso, o apelo sensorial que envolve o chocolate causa uma sensação bastante agradável. Tanto que na França, o banho é feito com o chocolate derretido passado diretamente no corpo.

Atualmente, é possível encontrar banhos de espuma, sabonete líquido, gomages, esfoliantes, máscaras, leites e emulsões hidratantes, tudo à base de chocolate, em lojas especializadas em produtos de beleza. Além de hidratar, os novos produtos prometem deixar o corpo com um perfume inconfundível.

No entanto, o uso do chocolate em tratamentos de beleza não é uma idéia nova: há cerca de 500 anos, os antigos astecas já consideravam o "xocoalt" - na língua nativa - mais do que um alimento. Dizem que eles já teriam conhecimento das propriedades medicinais do chocolate. Eles usavam extratos da semente de cacau em banhos relaxantes e para hidratar a pele. Mas apenas as pessoas próximas ao rei desfrutavam do ritual.

Ainda bem que nos dias atuais não é mais assim. O chocolate agora é exaltado por cosmetólogos e esteticistas que defendem o uso desse alimento quase mítico nos tratamentos de pele.

De cosméticos com extrato de cacau aos tratamentos estéticos sofisticados em clínicas especializadas, que usam o próprio chocolate para banhos e máscaras, tem para todos os gostos e bolsos.
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.