A pele na menopausa

Publicado em 13 de julho de 2009, segunda-feira.

Os hormônios sexuais estimulam as atividades proliferativas dermoepidermicas. A sua falta aumenta os sinais de atrofia e atonia cutânea que caracterizam o envelhecimento intrínseco ou cronológico: a pele torna-se fina, perde elasticidade e as rugas acentuam-se.

Os objetivos dos cuidados da pele nesta fase da vida devem, idealmente, permitir a reparação das fibras dérmicas lesadas, restaurar a tonicidade, a firmeza, "compensar" a diminuição da taxa de hormonais sexuais, favorecer a microcirculação e ter cosmeticidade. Os produtos utilizados devem manter ou restabelecer a hidratação, proteger a pele do meio ambiente, estimular o processo de renovação celular e substituir, dentro do possível, os elementos em falta. Os cuidados diários de limpeza da pele devem manter-se de manhã e à noite como premissa essencial para a boa saúde cutânea.

Na composição dos produtos diários a aplicar sobre o rosto, o contorno dos olhos, o pescoço e o decote, deve ter-se em conta a presença de elementos diferenciados que assegurem hidratação eficaz, algum efeito de peeling, efetivo efeito anti-rugas, efeito antioxidante, antimanchas e de proteção solar. Os produtos para o dia devem ter, sobretudo, função hidratante, antioxidante e de proteção solar. Os produtos para a noite serão, fundamentalmente, de nutrição e remodelação.

Substâncias como os ácidos alfa e beta glicólicos, a gluconolactona, a vitamina C e E, retinol, FITO-HORMONAS, etc., incorporam habitualmente os produtos cosméticos destinados a esta faixa etária com estes objetivos.

A proteção solar diária é fundamental. É o sol que nos atinge diariamente na rua e no automóvel que nos causa rugas, e não o dos quinze dias de praia por ano. Há, atualmente, cremes para o dia com índices de proteção solar que são suficientes para o inverno mas não para os meses de verão. A boa solução é utilizar protetor solar com cor ou autobronzeador e, por cima protetor solar, conseguindo-se tom de pele bonito e mantendo boa plástica cutânea.
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.