Depressão pós-parto, fique atenta!

Publicado em 11 de setembro de 2009, sexta-feira.

A chegada de um bebê trás muitas transformações, aquele exame dizendo "positivo" é só o começo de uma caminhada cheia de surpresas e ansiedades. Será que esse caminho é só felicidade? Às vezes, a surpreendente resposta é não e, independente da situação da mulher, uma prova disso são as famosas que já sofreram de depressão pós-parto, como, por exemplo, a atriz Luiza Tomé, uma mulher independente e linda. A estatística é de que 15 em cada 100 mães sofrem desse mal.

O mais impressionante é que os homens também podem sofrer desse distúrbio. O nome ainda não é consenso, mas os motivos podem ser o estresse, a preocupação com o sustento da família, sentir-se excluído ou rejeitado pela parceira, o medo da nova realidade, a ansiedade com o futuro e até a própria depressão da mulher. Ou então, numa situação mais estranha, as mulheres são estimuladas por hormônios e a condição de gravidez faz com que elas se relacionem com o bebê de maneira muito mais intensa. Os homens passam por essa transformação, mas de maneira mais suave. Eles acreditam que a principal função deles é promover a proteção à família. Então, estimule-o a participar com você essa fase maravilhosa para um casal que se ama.

Fique atento! Depois que o bebê chega, durante umas 3 semanas, o pai ainda está muito acelerado, depois há uma queda no ritmo e nesse momento podem aparecer esses sintomas: falta de apetite, distúrbios do sono, sentir-se um péssimo pai, perda da libido, colocar o trabalho em primeiro lugar, consumo de álcool em excesso, apatia, ansiedade e nervosismo, além de olheiras e noites mal dormidas pela chegada do rebento.

Existe a necessidade de que amigos, familiares, esposa e esposo fiquem atentos e procurem tratamento. O mais comum é que as pessoas que sofrem de depressão depois da chegada do bebê, sintam vergonha e culpa. O conflito mais comum é a pergunta: "porque todos estão felizes com o bebê menos eu?" Relaxe, procure orientação e aprenda a curtir essa nova etapa da sua vida.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.