O banho do bebê

Publicado em 21 de setembro de 2009, segunda-feira.

Enquanto o cordão umbilical não caia (1-4 semanas) e tenha o umbigo completamente curado (1-4 semanas) você deverá lavar o bebê sem imergi-lo na água. O mesmo vale para quando o menino tiver sido circuncidado cirurgicamente (1-2 semanas).

Para limpar o bebê quando ainda não der para lhe dar banho, escolha um cômodo quente e uma superfície plana, como um trocador. Para o asseio do bebê você vai precisar ter à mão os seguintes itens:

- Uma toalhinha suave e limpa;
- Sabonete ou shampoo neutro e sem perfume para bebês;
- Escova macia para estimular o couro cabeludo do bebê;
- Toalhas;
- Banheira para bebês cheia de água morna, não quente (comprove a temperatura com o cotovelo ou costas da mão).
- Fralda limpa;
- Roupa limpa.

Tire todas as roupas do bebê, comece limpando os olhos com uma toalhinha úmida somente com água. Comece por um olho e avance de dentro para fora. Utilize outra ponta limpa da toalha para limpar o outro olho. Depois limpe o nariz e as orelhas. Em seguida molhe a toalhinha em água e um pouco de sabonete, lave o rosto suavemente e depois molhe e torça novamente a toalhinha.

Faça um pouco de espuma derramando um pouco de shampoo na toalhinha com água limpa, ensaboe levemente a cabeça do bebê. Tenha atenção especial embaixo das axilas, atrás das orelhas, pescoço e área genital. Depois de terminado, seque-o bem antes de colocar fraldas limpas e vesti-lo.

Na banheira

Os primeiros banhos na banheira deverão ser suaves e breves. Depois de tirar as roupinhas do bebê, coloque-o na água imediatamente para que não sinta frio. Lembre de verificar a temperatura da água com o cotovelo ou costas da mão. Segure a cabeça com uma mão e introduza-o na banheira com a outra, começando pelos pés. Não deixe de conversar gentilmente com ele durante o banho, e continue baixando lentamente o resto do corpo até que ele esteja completamente na banheira. Inicie lavando a cabeça.

Depois, com as pontas dos dedos ou uma escova de cabelo para bebês, massageie o couro cabeludo, incluindo a área que recobre a moleira. Quando aplicar sabonete ou shampoo, coloque sua mão sobre a testa dele para evitar que escorra nos olhos. Depois do banho, envolva-o imediatamente em uma toalha dos pés à cabeça.

As toalhas especiais para bebê possuem capuz, e são bem úteis para manter o bebê quentinho depois do banho.

E atenção! Nunca deixe o bebê sozinho na banheira. Se você necessitar sair de perto, envolva-o em uma toalha e leve-o com você. Não corra riscos desnecessários.
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.