Amamentar e arrotar

Publicado em 17 de novembro de 2009, terça-feira.

Decidir entre o peito ou a mamadeira será a primeira ação que você deverá tomar sobre a alimentação do seu bebê. Você se surpreenderá com a freqüência com que o seu bebê precisará se alimentar. Em geral, recomenda-se alimentá-lo quando ele parecer sentir fome, o que se conhece por "alimentação por demanda". Seu bebê indicará que está com fome chorando, levando os dedos à boca ou emitindo sons de chupar (mamar).

Um recém nascido pode necessitar alimentar-se a cada duas horas ou um pouco mais. Se você escolheu o aleitamento materno, deixe que o bebê mame em cada seio durante uns 10 a 15 minutos. Já se você optou pelo aleitamento artificial, é mais provável que ele mame entre 50 e 90 ml de leite de cada vez.

Certas vezes é preciso acordar seu bebê a cada poucas horas para ter certeza de que ele está se alimentando o suficiente. Pergunte ao pediatra se você precisa acordá-lo com freqüência ou se ele não mostra interesse pelo peito ou mamadeira.

Se você escolheu a mamadeira, será mais fácil reconhecer se ele está mamando o suficiente, porém no peito, você poderá ter dúvidas se a quantidade de leite foi suficiente. Se o bebê parece satisfeito, ele molha aproximadamente 6 fraldas e defeca várias vezes ao dia, dorme bem e ganha peso com regularidade, é provável que esteja mamando o suficiente. Converse com o pediatra se tiver alguma dúvida sobre o crescimento ou horários de amamentação do bebê.

Os bebês normalmente tragam ar junto com o leite, o que pode provocar inquietude. Para evitar isso, ajude-o a arrotar. No caso da mamadeira, coloque-o para arrotar a cada vez que tomar de 50 a 90 ml de leite.

Se mamar no peito, coloque-o para arrotar a cada vez que trocar de mama. Para isso pode usar qualquer um dos procedimentos:

- Coloque o bebê de pé apoiado no seu corpo com a cabeça sobre seu ombro. Sustente as costas e cabeça com uma mão e dê tapinhas bem suaves nas costas com a outra mão.

- Sente o bebê em seu colo. Sustente o peito e a cabeça com uma mão e de tapinhas suaves nas costas com a outra.

- Coloque o bebê de barriga para baixo em suas pernas. Apóie a cabeça em um de seus braços e utilize a mão para dar tapinhas nas costas.

Se o bebê não arrotar após alguns minutos, termine a mamada. Depois, trate de fazê-lo arrotar de novo e o mantenha em posição erguida durante 10 a 15 minutos para evitar que regurgite leite.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.