O sono do bebê

Publicado em 15 de setembro de 2009, terça-feira.

Por vezes os pais de primeira viagem se assustam com seu bebê que, antes parecia precisar de você a cada minuto, passa a dormir 16 horas ou mais por dia. Geralmente, recém nascidos dormem durante períodos de 3 a 4 horas.

Não espere que seu bebê durma a noite inteira. Se sistema digestivo é tão pequeno que necessita alimentar-se freqüentemente, e você deverá despertá-lo depois de 5 horas sem comer.

A partir dos 3 meses de idade cerca de 90% dos bebês já passam a dormir durante toda a noite (entre 6 e 8 horas seguidas). Mas se isso ainda acontece não se preocupe. Assim como os adultos, cada bebê estabelece seu próprio padrão e ciclo de sono. Se ele está ganhando peso normalmente e tem aparência saudável, não se preocupe se aos 3 meses ele ainda não dormir a noite inteira.

E atenção, é importante que você deite o bebê de barriga para cima para dormir, a fim de reduzir o risco da "Síndrome Infantil da Morte Súbita". Também deverá retirar os objetos fofos ou almofadados, bichinhos de pelúcia, edredons e travesseiros do berço do bebê. Ao deitá-lo para dormir, também verifique a posição da cabeça, alterando o lado direito e esquerdo a cada noite, para que não achate um lado da cabeça.

Após poucas semanas você já terá definido sua própria rotina e passará a cuidar dele como profissional. Se tiver muitas dúvidas, consulte seu pediatra.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.