Hipotireoidismo

13 de fevereiro de 2009

Hipotireoidismo é um distúrbio causado pela falta de hormônio da tireóide (“tireóide preguiçosa”) e é a doença mais comum da tireóide. Ocorre com maior freqüência nas mulheres do que nos homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familiar atingindo vários membros da mesma família.

Sintomas do hipotireoidismo


O hipotireoidismo pode ter vários sintomas já que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) ficam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo ficam mais lentos. Os sintomas do hipotireoidismo são:

- cansaço excessivo;
- pele seca e cabelos finos e quebradiços;
- inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
- sensação de frio excessivo;
- ganho de peso em torno de 3 a 5 Kg (geralmente);
- irregularidade das menstruações e, às vezes, sangramento excessivo;
- desânimo e até mesmo depressão;
- raciocínio lento;
- batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
- fala arrastada;
- pouca sudorese;
- intestino preso e digestão lenta;
- infertilidade;
- aumento do colesterol.

Esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo sendo que vários outros problemas de saúde podem causar sintomas bastante semelhantes aos do hipotireoidismo. Algumas vezes os sintomas são atribuídos a outras doenças que podem apresentar algumas manifestações semelhantes como, por exemplo: anemia, depressão e deficiência de vitaminas. Em alguns casos o diagnóstico de hipotireoidismo pode ser feito anos após o início das queixas do paciente. Felizmente, hoje em dia os médicos conhecem melhor as características do hipotireoidismo e o seu diagnóstico é realizado mais precocemente.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]