O que é nictúria?

18 de julho de 2008

A abolição normal de urina no ser humano acontece predominantemente durante o dia, fato que guarda uma relação com a ingestão de líquidos e com as perdas pelo suor e outras fontes. Por sua vez, algumas doenças resultam em maior eliminação de urina durante a noite, condição nomeada nictúria. Ela gera implicações negativas na qualidade de vida, com cortes freqüentes do sono.

A nictúria (eliminação de volume normal de urina durante a noite) pode ser decorrente de uma maior produção corporal de urina, durante a noite ou de diminuição da capacidade da bexiga em armazenar a urina.


As causas de nictúria em indivíduos portadores de bexiga hiperativa (a síndrome da bexiga hiperativa é caracterizada pela urgência miccional, que pode ser entendida como a vontade súbita de urinar e difícil de postergar), a qual se manifesta como perda involuntária de urina. Participaram de uma pesquisa 850 pacientes, com idade superior a 18 anos e diagnóstico confirmado de bexiga hiperativa. Os resultados divulgados comprovam que a nictúria é cada vez mais comum com o avançar da idade, sendo mais frequente dentre os participantes do sexo masculino, em comparação às mulheres para todas as idades.

Nos idosos, o aumento da produção noturna de urina também é um importante fator envolvido no surgimento da nictúria.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]