Treinando squash o ano inteiro!

Publicado em 16 de julho de 2008, quarta-feira.

Nos meses de frio as academias, de forma geral, sofrem com certa evasão. Uma pena, pois percebe-se que nos meses que antecedem o verão elas ficam lotadas de praticantes de ocasião que desejam resultados rápidos para entrarem em forma até a estação do calor.

Os treinamentos que buscam resultados imediatos podem ser muito perigosos. Nestes, o seu corpo terá pouco tempo para se adaptar às cargas de treinamento o que facilitará o aparecimento de problemas ortopédicos como tendinites e contraturas musculares, problemas de motivação e até mesmo fadiga generalizada em função de exageros.

Em contra partida, aqueles que treinam o ano inteiro contam com um planejamento do treinamento mais eficiente e duradouro. Para estes, o período de adaptação é mais adequado e os resultados aparecem com mais segurança, o que permite ao praticante obter bons resultados estéticos e sem colocar em risco a sua saúde. Os praticantes de ocasião em sua maioria não conseguem perceber os benefícios que a atividade física proporciona, pois este curto período de treinamento geralmente não é o suficiente para que aconteçam alterações fisiológicas mais perceptíveis. Isso geralmente causa frustração em relação ao exercício físico e fica aquela sensação de que se exercitar não dá resultado. Ledo engano.

A prática do exercício físico o ano inteiro é sem sombra de dúvida a melhor opção pra quem deseja obter resultados duradouros e perceptíveis para a sua saúde e estética.

Aqui vão algumas dicas para facilitar a adesão eterna a um programa de exercícios:

Tenha prazer na atividade escolhida:

Por favor, não realize um esporte ou outra atividade por obrigação. Tenha prazer, divirta-se e ria! Você não precisa se torturar pra obter resultados. Um praticante regular e freqüente é sempre a melhor opção.

Tenha um ou vários parceiros de treinamento:

Convide um amigo, parente ou outra pessoa que você tenha afinidade para te acompanhar durante os treinamentos. Este tipo de parceria é excelente para manter a motivação e adesão aos treinamentos. Divida seus objetivos com este parceiro e perceba que fica muito mais fácil chegar onde ser quer com a ajuda de um amigo.

Entre em uma academia:

Este é o melhor ambiente para você praticar alguma atividade física. Afinal é disso que uma academia vive, exercício físico. Lá você encontrará os mais diversos programas e formas de treinamento. Muitas tem os treinamentos "outdoor" que são treinos ao ar livre, como caminhadas, corridas, participação em campeonatos de atletismo, natação entre outros.

Escolha um bom profissional para te orientar:

Ao contratar os serviços de uma academia ou de um personal trainer, fique atenta! Nem tudo que reluz é ouro, ou seja, nem toda a academia chique é a melhor e nem todo o personal trainer que cobra caro é bom. Identifique se você foi avaliada através de questionários e avaliação física ao iniciar o programa. Perceba se o profissional lhe dá a devida atenção durante a execução dos exercícios, se te ajuda a mantê-la motivada, se existe asseio e se você obtém respostas consistentes às suas perguntas. Caso a sua percepção seja negativa em relação a estes quesitos, te aconselho a procurar outro local ou outro profissional.

Siga estas dicas caso você deseja obter resultados duradouros e saudáveis. Isso servem pra quem quer emagrecer, ficar musculoso, ser campeão ou melhorar seu desempenho esportivo!

Lembre-se

Não coloque sua saúde em risco. Ela é muito importante para não receber atenção adequada por parte de um profissional ou academia. Escolha bem, não tenha pressa em perceber os resultados e divirta-se muito com a atividade escolhida por você!

Torço para que sejas fisicamente ativa eternamente!
Rafael Sardá

Rafael Sardá

Rafael Sardá é formado em Educação Física pela UDESC e possui pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (UGF). Clique aqui para conhecer mais nosso(a) especialista.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.