Importancia do aquecimento

Publicado em 30 de julho de 2009, quinta-feira.

Um aquecimento ajuda a obtermos o máximo de aproveitamento do treinamento. Muitas pessoas com pressa relatam que o aquecimento não tem importância ou simplesmente dizem que não tem tempo para o aquecimento ou até mesmo "esquecem" de realizá-lo. Uma pena. O aquecimento traz o corpo do estado de repouso para o estado de atividade e se feito adequadamente diminuirá o risco de lesão e melhorará seu desempenho.

O que acontece no aquecimento? A temperatura se eleva aumentando o fluxo sanguíneo em todo o corpo e aumentando a lubrificação articular através da maior liberação do líquido sinovial. A freqüência cardíaca se eleva adequando o sistema cardiorrespiratório para o esforço do treino. Também melhora a velocidade de contração e relaxamento muscular e ainda desencadeia processos químicos que melhoram o aproveitamento metabólico do oxigênio.

Consideram-se três tipos de aquecimento. O aquecimento central ou geral, o aquecimento para uma parte específica do corpo e o aquecimento para um exercício específico.

O aquecimento central deve ser feito sempre no inicio da sessão de treinamento. O tempo aproximado de 10 minutos de atividade leve já é o suficiente. As atividades para este tipo seriam exercícios cíclicos como pedalada, caminha e subidas de escada. Tudo em uma intensidade que eleve os seus batimentos e sua freqüência respiratória acima do repouso. Nada de se esforçar em demasia no aquecimento, lembre-se que ele é a preparação para o trabalho e não o trabalho em si.

Antes de trabalhos de alta intensidade, como nos treinos de hipertrofia na musculação, recomendam-se os aquecimentos para uma parte do corpo especifica. Isso ajuda o atleta a perceber melhor a amplitude de movimento e a musculatura envolvida em determinado exercício.

E por fim o aquecimento específico para determinado gesto esportivo. Antes de algumas repetições de agachamento num treino de musculação de alta intensidade, é recomendado que seja realizado um "ensaio" com uma carga mais leve que a carga de treino. Um rebatedor no baseball realiza rebatidas leves no ar. O intuito destes movimentos é melhorar a percepção corporal para determinado movimento através do recrutamento das fibras musculares envolvidas no mesmo.

Bons treinos!

Fonte: 50 Ways to Build Muscle Fast. Dave Tuttle.
Rafael Sardá

Rafael Sardá

Rafael Sardá é formado em Educação Física pela UDESC e possui pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (UGF). Clique aqui para conhecer mais nosso(a) especialista.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.