A Fisioterapia

Publicado em 5 de junho de 2008, quinta-feira.

A fisioterapia tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapeuticos pertinentes a cada situação.

Cabe ao fisioterapeuta avaliar o paciente, planejar e estabelecer as etapas do tratamento fisioterapeutico, selecionar, quantificar e qualificar recursos, métodos e técnicas apropriadas, tratar o paciente e reavaliar sistematicamente seu trabalho durante todo o processo terapêutico.

Os recursos da fisioterapia previnem, curam e reabilitam. Para que o especialista escolha os que serão utilizados, ele terá de analisar não só a doença ou a patologia que deu origem ao problema, mas também como a pessoa estará reagindo ao estímulo da fisioterapia. Os recursos da Fisioterapia são vários, dentre eles temos:

Cinesioterapia: Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objetivo trabalhar articulações e musculatura.

Eletrotermofototerapia: Terapia com aparelhos elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o laser, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação dos tecidos lesados.

Mecanoterapia: Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.

Massoterapia: Terapia pela massagem. A manipulação dos tecidos e músculos do corpo estimula a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

Hidroterapia: Terapia feita dentro da água. Utiliza exercícios para articulações e músculos.

Terapias Manuais: São terapias feitas a partir da mobilização de uma articulação, da tração de um segmento etc.

Termoterapia: Tratamento com aplicação de calor.

Crioterapia: Emprego de gelo como terapêutica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões e luxações.

Algumas outras áreas de atuação do profissional Fisioterapeuta

- Traumato-Ortopédica Funcional (Músculo-Esquelética)
- Geriatria
- Pediatria
- Reumatologia
- Preventiva
- Cardio-respiratória (Pneumo-Funcional)
- Neurologia (Neuro-Funcional)
- Angiologia
- Dermato-Funcional (Estética)
- Queimados
- Acupuntura
- Hidroterapia
- Ginecologia e Obstetrícia

O profissional poderá atender tanto individual quanto coletivamente atuando em instituições públicas ou particulares sejam elas: clínicas, ambulatórios, centros de saúde, hospitais e maternidades, unidades de terapia intensiva (UTI), escolas (docência, prevenção e reabilitação), centros e laboratórios de pesquisa, indústrias/ empresas (consultoria, prevenção e reabilitação), clubes (detecção/avaliação funcional, prevenção e reabilitação), academias (detecção/avaliação funcional, prevenção e reabilitação).
Dra. Mariana Pravatto

Dra. Mariana Pravatto

A Dra. Mariana é formada em julho de 2007 pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e trabalha, desde os tempos da faculdade, na área da dermato-funcional e distúrbios da coluna. Clique aqui para conhecer mais nosso(a) especialista.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.