As férias dos filhos

Publicado em 28 de dezembro de 2009, segunda-feira.

Atualmente temos vidas bastante atribuladas, repletas de horários e compromissos: trabalho, reuniões, atividades dos filhos, esportes, cursos, terapia, médicos, etc.

Com a chegada das férias escolares corremos o risco de continuar a rotina, sem dedicar tempo para que as crianças possam efetivamente viver a infância e brincar sem as pressões do dia-a-dia estressado.

Aqui vão algumas dicas para colocar em prática com os filhos de férias:

1. Deixe as crianças dormirem até um pouco mais tarde, é importante quebrar a rotina.

2. Leve-as ao cinema, ao teatro, um dia na praia ou para passear num parque da cidade.

3. Deixe-as dormir um dia na casa dos avós e amigos, é interessante vivenciar a rotina em outros ambientes.

4. Aproveite para tirar do armário aquele jogo esquecido e sente-se para jogar, mesmo que seja à noite, mais tarde, quando todos estiverem juntos em casa.

5. Convide um amigo de seu filho para passar algumas horas na sua casa, programe alguma atividade e lembre-se que uma boa pipoca ou pão de queijo são simples carinhos sempre bem vindos.

6. Peça ajuda do seu filho para organizar o armário de brinquedos e aproveitar essa época de Natal para doar os que tiverem fora de uso.

7. Tente incentivar seu filho a trocar o computador e vídeo game por outros brinquedos mais simples e que envolva compartilhar o tempo com outras pessoas, isso fará com que a criança exercite outras habilidades sociais.

8. Livros são excelentes passatempos que desenvolvem muitas habilidades, mas não espere que os pequenos consigam ler sozinhos. Na maior parte das vezes, não conseguem focalizar a atenção por tanto tempo e precisam da ajuda dos adultos. Combine de ler um pedaço e eles outro, discuta as idéias e aproveite para conversar.

9. Não pense que todos os presentes de Natal podem cobrir a necessidade de afeto e carinho de uma criança. Sabemos o quanto eles demandam atenção e precisam sentir-se seguros.

10. E por último, não se esqueça de eventualmente dormir junto e bem abraçado, curtir muito a piscina nos dias de sol, faça jogos e brincadeiras, e aproveite muito para rir com as crianças.

O mais importante é que nas férias, mesmo que seu filho fique em casa, ele perceba que mudanças de rotina são agradáveis. Dedique tempo com qualidade a quem você ama e veja que vale a pena fazer uma criança feliz, pois você também receberá este carinho de volta!
Dra. Josiane Buratto

Dra. Josiane Buratto

A Dra. Josiane Buratto é graduada em Psicologia, com formação em Psicanálise e Pós graduada em Obesidade e Emagrecimento. Clique aqui para conhecer mais nosso(a) especialista.

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.