Canhotos vivem 9 anos menos que destros: Verdade ou Mito?

1
1773
canhotos vivem menos

Responda rápido: você é canhoto ou destro? Pense bem, pois se você for canhoto isso significa ao menos 9 anos a menos na sua vida…

Certamente você já deve ter ouvido essa história em algum lugar, mas será que ela é verdade mesmo ou não passa de um mito?

E já que aproximadamente 10% da população mundial é de canhotos, nós vamos tirar essa dúvida! Para começar, vamos contar um pouco da história dessa sofrida gente de esquerda…

O outro lado da história

De um ponto de vista histórico, podemos dizer que o lado esquerdo esteve associado ao lado mau, à coisas ruins. Enquanto isso, o lado direito representava o sinônimo de coisas certas e boas.

Basta olhar para trás e ver como, ao longo da história, os canhotos foram perseguidos e considerados anormais pela sociedade. Alguns historiadores afirmam que durante a Idade Média, os canhotos eram proibidos de se se tornarem escribas, por exemplo.

Mas o extremo mesmo foi durante o período da Santa Inquisição, durante o século XVI. Neste período, os canhotos poderiam ir parar na fogueira acusados de bruxaria. E isso pelo simples fato de preferirem o lado esquerdo ao direito!

Até mesmo na linguagem nós podemos verificar esse preconceito com os canhotos.

E português, a palavra ‘direito’, é usada também para designar algo correto. Por outro lado, a palavra esquerdo, que vem do latim ‘sinister‘ compartilha raízes etimológicas com a palavra sinistro.

E isso não acontece só no português. Isso pode ser verificado também em outras línguas latinas e mesmo nas que não têm a mesma origem, como o inglês, o alemão e o russo, por exemplo.

Mas será que existe uma realmente uma razão para tanto preconceito com os canhotos? Vamos ver o que a ciência tem a dizer sobre isso…

Canhotos de acordo com a ciência

canhotos
Há mistérios que nem bem a ciência é capaz de explicar (ainda).

Na verdade, nem mesmo a ciência consegue explicar muito bem o grande mistério por trás da preferência pela mão esquerda ou pela mão direita.

Entretanto, os cientistas já sabem que essa é uma característica determinada antes mesmo de nascermos. Outro fato já comprovado pela ciência é que, ainda que não haja um gene para isso, essa preferência tem a ver com hereditariedade. Ou seja, pais canhotos têm maiores chances de terem filhos canhotos.

Além disso, existe uma diferença entre os homens e as mulheres. No caso, a porcentagem de homens canhotos é maior do que a de mulheres canhotas.

Outro fato interessante é que canhotos tendem a ter uma facilidade maior com todo o lado esquerdo do corpo, nas mãos, nas pernas, e até mesmo na audição.

Mas, por que isso acontece?

Bem, de acordo com um estudo publicado ano passado numa revista americana, isso pode ter a ver com o alinhamento da coluna vertebral. Essa atividade genética na coluna poderia ser determinante na hora de escolher o lado esquerdo ou direito.

Entretanto, isso ainda não explica exatamente porque há tão poucos canhotos no mundo. E isso nos leva à grande pergunta do nosso título…

Desvendando o grande mito

canhoto
Será que os canhotos vivem menos do que os destros?

Canhotos vivem menos do que os destros? A resposta curta é ‘não’.

Então de onde saiu essa ideia?

Na verdade, esse foi o resultado de uma pesquisa feita na década de 70 que buscava relacionar índice de mortalidade e canhotismo.

O que eles descobriram era que quem preferia o lado esquerdo vivia em média 9 anos menos do que o resto da população. Na média os destros vivem 75 anos, enquanto os canhotos, apenas 66. Porém, o estudo não foi conclusivo.

Entretanto um dado interessante é que entre os casos estudados 7,9% dos canhotos morreram em acidentes. Para os destros o índice foi de somente 1,2%.

Isso, entretanto, tem uma explicação: o mundo é dos destros! Vivemos em um mundo onde aproximadamente 90% das pessoas são destras.

Isso significa dizer que todas as ferramentas, máquinas e equipamentos são projetadas para os destros, desde uma faca até a marcha do carro. Por isso, o índice de acidentes entre os canhotos é maior.

Entretanto, isso não quer dizer que os canhotos têm uma expectativa de vida menor do que os destros! Na verdade, ainda não existem evidências concretas que apoiem esta teoria.

E você, conhece algum canhoto ou canhota? Compartilhe com a gente a sua história!

Newsletter 728x90px

1 COMENTÁRIO

  1. Nada a ver. Eu sou canhoto e não tive dificuldade em manusear um carro “feito para destros”. Então quer dizer que na Inglaterra, Japão, os canhotos sofrem menos acidentes que os destros? Balela tudo isso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here