Moringa Oleífera: A planta que você precisa conhecer hoje!

0
342
moringa oleífera

Muito provavelmente você já tenha ouvido falar da Moringa Oleífera em algum lugar…

Mas talvez você, assim como muitas pessoas, ainda não tenha entendido muito bem o que faz essa árvore tão pequena ser considerada tão especial.

Portanto, se você sente que ainda não conhece muito sobre essa planta fantástica, não se preocupe! Fique com a gente porque até o final deste post você vai entender porque essa é uma planta tão especial.

Saiba mais: Moringa Oleífera ajuda no tratamento da impotência sexual!

Então, sem mais delongas, vamos às 3 coisas que você precisa saber sobre a Moringa Oleífera.

1 – De onde vem a Moringa Oleífera?

A verdade é que ninguém sabe exatamente de onde veio o primeiro pé de Moringa Oleífera. O que sabemos é que ela é originária de uma região próxima das encostas do Himalaia, provavelmente na Índia.

Por lá ela já é uma antiga amiga da medicina ayurvédica que utiliza as folhas da Moringa para tratar, pelo menos cerca de 300 doenças, desde uma irritação na pele até o escorbuto. Por essa razão, ela é considerada uma árvore milagrosa nessa região. 

Entretanto, hoje em dia felizmente ela não se restringe apenas ao Oriente. Atualmente ela  pode ser encontrada em todos os continentes e em cada cultura a Moringa Oleífera recebe um nome diferente. Porém, é menos importante saber de onde ela vem e onde ela está, do que o que ela faz. Isso nos leva à seguinte pergunta… 

2 – Por que a Moringa é tão especial?

Moringa Oleifera
Ela parece apenas uma árvore comum, mas é considerada pelos cientistas como a árvore da vida!

Conheça a árvore de Moringa Oleifera.

Como diz um antigo ditado brasileiro: “prevenir é o melhor remédio

Isso é porque provavelmente ainda não se conhecia essa fantástica planta, que por aqui também é conhecida como Acácia Branca.

Entenda: o que destaca a Moringa de todas as outras plantas é a incrível  quantidade de vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais encontrados nela, especialmente nas folhas. E é justamente isso que garante a ela essa capacidade prevenir e ainda por cima remediar inúmeras doenças. Mas fica ainda melhor…

Além de ajudar na prevenção e na cura, diferentemente dos remédios, ela ainda tem a vantagem de ser 100% natural.  Portanto, não existem contraindicações para o seu uso.

Saiba mais: 4 razões porque a Moringa é a maior aliada no tratamento da dor!

Apenas para você ter uma ideia, a Moringa Oleífera possui mais que o dobro de vitamina C encontrada da laranja! Mas fica ainda melhor. Dá só uma olhada nos outros nutrientes e vitaminas que encontramos nela:

  • 17x mais cálcio que o leite
  • 10x mais vitamina A que a cenoura
  • 15x mais potássio que a banana
  • 7x mais vitamina C que a laranja
  • 25x mais ferro que o espinafre
  • 27% de proteína (eq. carne boi)
  • 46 antioxidantes
  • 36 anti-inflamatórios
  • Ômegas 3 e 9
  • Fibras

Saiba mais: Top 10 Fontes de Fibras

São vários os nutrientes e vitaminas, não é mesmo? Muito mais do que a média encontrada na maioria das plantas e maior também do que a quantidade encontrada nas outras superplantas.

Mas então, como alguém pode ter todos esses benefícios?

3 – É de comer?

moringa oleífera
Esta é uma planta tão fantástica que pode ser usada de 1001 maneiras diferentes!

Sim e não…

Isso vai depender muito de qual parte da Moringa estamos falando. Cada parte desta planta (semente, raiz, vagem, folhas) pode ser usada para obter um benefício diferente.

É possível, por exemplo, usar a semente para purificar a água, como comprovaram as últimas pesquisas aqui pelo Brasil. Além disso, o óleo obtido das sementes pode trazer vários benefícios para a pele e para os cabelos

Saiba mais: Planta, remédio ou alimento: Afinal, o que é a Moringa?

Mas quando se trata da alimentação, embora se possam ingerir as sementes e as vagens, as folhas são a parte mais interessante… 

E o motivo para isso é simples: é na folha da Moringa que temos a maior concentração de nutrientes e, portanto, a maior quantidade de benefícios. Elas podem ser consumidas de pelo menos 3 maneiras (e + 1 bônus). Confere só… 

  1. Salada: Depois de lavadas, as folhas de Moringa podem ser adicionadas in natura na alimentação como a salada, por exemplo.
  2. Chá: A partir das folhas (ou mesmo das flores) é possível fazer uma infusão, ou seja, um chá de moringa oleifera. 
  3. Pó: É obtido por meio do ressecamento das folhas de Moringa. É considerada uma das melhores formas de se consumir a Moringa devido a alta concentração de nutrientes. Pode ser adicionado às bebidas ou à deliciosas receitas, por exemplo. 

Saiba mais: 3 maneiras de usar as sementes da Moringa Oleífera!

BÔNUS: Moringa em cápsulas 

É possivelmente a melhor forma de se consumir a moringa, por ser incrivelmente prática. Além disso, ela evita sentir o gostinho amargo característico de todas as plantas (e que não agrada a todo mundo).

E você, já conhecia a Moringa Oleífera? Deixe um comentário aqui embaixo contando a sua experiência com essa extraordinária planta.

E aí, curtiu esse artigo? Se você já conhecia essa planta, compartilha com a gente aqui embaixo!

Newsletter 728x90px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here