Top 5 benefícios de uma boa alimentação

0
1025
boa alimentação

Todos nós sabemos que existem inúmeros benefícios em se ter uma boa alimentação! Só que – infelizmente – isso não significa necessariamente que temos uma boa alimentação, não é verdade?

Afinal de contas, comer bem é uma delícia, mas sabemos que nem sempre aquilo que é mais gostoso é o mais saudável!

É só pensar naquele pastel frito que você optou como lanche ao invés do sanduíche natural…

Mas, se você quiser ter uma vida longa e saudável, não há outro caminho…

Saiba mais: Será que nos realmente somos o que comemos?

Boa alimentação é a chave!

boa alimentação
Uma boa alimentação é a grande chave para uma vida saudável!

Com certeza, a nutrição é um dos fatores principais para atingir tal objetivo! Por isso, vamos entender melhor o que é a nutrição!

Nutrição nada mais é do que um conjunto de processos, que envolvem a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes.

O objetivo principal da nutrição é produzir energia e manter as funções do organismo e, para isso, precisamos dos nutrientes.

Por sua vez, os nutrientes são substâncias que encontramos nos alimentos, e fornecem energia para o bom funcionamento do nosso corpo.

Saiba mais: Você é o que você come: Será que é mesmo verdade?

De uma maneira geral, eles se dividem em dois grupos, macronutrientes e micronutrientes, que por sua vez, se dividem em várias outros tipos.

Um exemplo de macronutrientes são os carboidratos, as proteínas e os lipídios. Por outro lado, exemplos de micronutrientes são as vitaminas e os minerais.

Vamos ver agora os 5 melhores benefícios de uma boa alimentação!

Saiba mais: 20 pequenas mudanças que vão te fazer perder peso!

1. Você terá mais energia!

boa alimentação
Comer alimentos saudáveis é uma ótima forma de começar o dia com muita energia!

Você já teve a sensação de que falta energia para chegar até o fim do dia? Preste atenção, porque isso pode ser falta de carboidratos

Na verdade, são vários os nutrientes que fornecem energia para o nosso corpo, mas nenhum tanto quanto os carboidratos.

Embora eles sejam considerados vilões por algumas dietas, eles são responsáveis por fornecer a energia necessária para que você realize as mais simples tarefas do dia a dia.

Por isso, use e abuse dos alimentos ricos em carboidratos. Mas lembre que fast food não é uma boa fonte de carboidratos, viu?!

Saiba mais: Entenda a diferença entre colesterol HDL e LDL!

2. Você ficará mais forte

boa alimentação
Alimentos como a proteína são excelentes para o seu corpo!

Se nosso corpo fosse uma casa, as proteínas seriam os tijolinhos. Isso porque eles são nutrientes extremamente importantes e necessários para as mais diversas funções do corpo humano.

Elas atuam na reestruturação de células e tecidos, por exemplo. Além disso, auxiliam no crescimento e manutenção dos músculos, na síntese de enzimas e na produção e secreção de hormônios.

E, independente se você faz academia ou não, os músculos são importantes porque eles ajudam a proteger o seu corpo. Por isso, é importante ter uma alimentação rica em proteínas!

Saiba mais: Testosterona baixa: saiba o que fazer para evitar!

3. Você ficará mais inteligente

boa alimentação
Uma alimentação rica em lipídios ajudam na regeneração do sistema nervoso central!

Os alimentos certos no momento certo são capazes de aumentar aumentar a sua inteligência!

Para isso, é importante comer alimentos ricos lipídios, pois são eles os responsáveis por compor a a estrutura que envolve os neurônios e que ajudam no processo de aprendizagem.

Além disso, alimentos ricos em iodo, ferro e zinco também atuam na produção de neurotransmissores, na formação e manutenção da saúde dos neurônios. Tudo isso garantirá que você tenha um processo cognitivo – ou seja, de aprendizagem – mais rápido e efetivo.

Em outras palavras, ajudarão você a se tornar mais inteligente!

4. Seu corpo estará regulado

boa alimentação
Um intestino regulado é essencial para o bom funcionamento do seu corpo.

Uma boa alimentação é uma alimentação rica em fibras, o que irá garantir o bom funcionamento do seu intestino. E por que isso é importante?

Imagine uma casa qualquer, talvez até mesmo a sua… Agora imagine que você nunca joga o lixo para fora, nunca faz uma faxina e apenas acumula coisas dentro de casa, sem nenhuma ordem. Seria um caos, não é verdade?

O mesmo acontece com o seu corpo… Por isso, um intestino regulado significa um corpo saudável e que excreta, ou seja, joga fora, tudo aquilo que já não precisa mais!

E por último, mas  não menos importante…

Saiba mais: 10 Principais fontes de fibras que vão regular o seu intestino!

5. Seu corpo estará protegido

boa alimentação
Uma boa alimentação irá garantir um corpo mais forte e saudável!

Na verdade, este item é tão importante que deveria estar em primeiro lugar! Até porque este é um dos melhores motivos para ter uma boa alimentação!

Não é nenhuma novidade que um corpo saudável é capaz de combater doenças e infecções muito mais facilmente do que um corpo doente. Justamente por isso, seu sistema imunológico é o seu maior escudo contra as doenças!

Esse é o principal motivo pelo qual devemos ter uma alimentação saudável!

Porque, uma vez que o corpo tem todos os nutrientes que necessita, ele funcionará bem e deixará você protegido contra uma infinidade de doenças.

Além disso, estudos comprovaram que uma dieta carente em vitamina A resulta em um sistema imunológico fraco. Outro nutriente que também é muito importante para fortalecer nosso organismo são as proteínas (olha elas aí mais uma vez)!

Saiba mais: Os 10 mandamentos da beleza que você precisa conhecer!

Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Por isso, também é importante prestar atenção aos sinais do seu corpo!

De todo modo, lembre-se se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida!

E como está a sua alimentação? Conta pra gente aqui embaixo!

E-book Disfunção Erétil 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here