Chocolate estimula a serotonina: será que isso é verdade?

0
2553
comer chocolate

Ahh, o chocolate…

Quem é que consegue resistir a um bom pedaço de chocolate, um bolo ou a uma xícara de chocolate quente? Na verdade, quem de nós consegue resistir a qualquer coisa que envolva chocolate na sua composição, não é mesmo?

E, ainda que haja muita controvérsia no seu consumo, ele segue sendo um dos alimentos mais consumidos do mundo. Embora isso possa parecer recente, não é de agora…

Antes de ser descoberto pelos espanhóis e levado para a Europa no século XV, o cacau, que dá origem ao chocolate, já era utilizado há séculos por outros povos. Nas culturas Maia e Azteca, por exemplo, era considerado um alimento dos deuses!

Entre outras coisas, se acreditava que o cacau tinha poderes afrodisíacos, além de aumentar a sensação de felicidade, excitação e bem estar.

Mas será que isso é mesmo verdade?

Uma ciência de chocolate

Em partes, sim, isso tudo é verdade! Isso se deve à composição química e propriedades físicas do cacau.

Calma, não vamos entrar discutir conceitos de química… Mas, para entender alguns dos efeitos do chocolate, precisamos falar sobre 3 componentes: o triptofano, a feniletilalanina e a anandamina.

O triptofano é um componente químico que estimula a serotonina, um hormônio ligado à sensação de prazer e bem estar. Portanto, o consumo de chocolate aumenta a produção de serotonina e faz aumentar a sensação de felicidade.

A feniletilalanina, por outro lado, é um estimulante e está ligada à sensação de excitação e agitação. Já a anandamina é um composto canabinoide – do tipo que pode ser encontrado na marijuana – e estimula a sensação de bem estar e desejo.

E o mais interessante é que os açúcares e as gorduras encontradas no chocolate aumentam ainda mais essa sensação. Isso porque aumentam a produção de insulina e permitem que os efeitos desses componentes sejam mais longos e duradouros.

Agora você já sabe porque é tão difícil parar de comer chocolate!

Porém, isso não necessariamente quer dizer que você deve consumir chocolate a todo momento…

Comer ou não comer, eis a questão

sensação de prazer
Ahh, o chocolate… o paraíso em forma de doce!

Sim, comer chocolate é saudável e é uma delícia, mas existem alguns ‘poréns’ nessa história.

Embora os componentes do cacau realmente estimulem a sensação de felicidade, eles são encontrados em muito pouca quantidade nos barras comerciais, aquelas que você encontra nas prateleiras do supermercado.

Isso acontece porque, dentre outras razões, quando é diluído em leite, perde-se uma parte das propriedades benéficas do cacau. Por outro lado, ganha-se em açúcares e gorduras, o que em excesso pode ser prejudicial para a sua saúde.

Isso não significa que você não deva consumir chocolate, muito pelo contrário!

Além da sensação de felicidade, algumas pesquisas relacionaram o consumo de cacau ao aumento da criatividade, por exemplo.

Porém, ao invés de consumir aquela barra de chocolate branco, prefira os amargos ou meio amargos. Dessa forma você poderá aproveitar o melhor que o chocolate tem a oferecer à você, já que os benefícios não estarão diluídos.

Lembre-se apenas de tomar cuidado para que o seu consumo não se torne uma compulsão, pois isso pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Moderação é a palavra nesses casos. Dito isto, aproveite para saborear seu chocolate!

Newsletter 728x90px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here