8 dicas para ter uma alimentação saudável hoje mesmo

0
1572
dicas para ter uma alimentação saudável

Todos sabem a importância de ter uma alimentação saudável e de praticar atividade física!

E, na verdade, a grande maioria de nós sabe exatamente o que fazer para ter um corpo mais saudável…

Comer muitas frutas, muitas verduras, abusar da salada e passar longe de fast food. Fazer exercícios físicos com regularidade e tomar muita água. No fundo – ok, nem tão no fundo assim – todo nós sabemos isso!

O grande problema mesmo é colocar todas essas coisas que sabemos em prática

Saiba mais: Estes são os 12 benefícios da prática de exercícios físicos!

Dicas para ter uma alimentação saudável

Com essas 8 dicas para ter uma alimentação saudável, colocar em prática pode ficar mais fácil. Dá só uma olhada!

1. Cuidado com dietas da moda

Perder 7kg em 7 dias pode ser tentador, mas ficar refém de uma dieta alimentar que você não gosta pode ser muito frustrante. Por isso, encontre uma rotina alimentar que se encaixe no seu estilo de vida e não o contrário!

Dessa forma, você evita o efeito sanfona e terá muito mais prazer na hora de se sentar à mesa!

Saiba mais: O que é o efeito sanfona e como evitá-lo!

2. Aposte no arroz e feijão

Por via das dúvidas, abuse da dieta típica brasileira nas principais refeições: arroz, feijão, legumes e carne. É uma ótima combinação nutricional, já que tem todos os nutrientes essenciais para a sua saúde: ferro, magnésio, zinco, proteínas e vitaminas! É a combinação perfeita!

Saiba mais: Estas são as melhores fontes de fibras!

3. Varie sua dieta

Encontrar uma dieta alimentar que se adeque a sua rotina não quer dizer que você precisa comer a mesma coisa todos os dias! Por isso, varie a sua alimentação. Num dia massas, no outro peixe assado e no outro um estrogonofe. Assim, além de não haver risco de faltar nutrientes, você não enjoará da sua comida.

Você pode gostar: Entenda como funciona a pirâmide alimentar!

4. Faça um cardápio semanal

Essa é uma ótima dica para uma alimentação saudável e vale especialmente para aqueles que cozinham as próprias refeições. Às vezes, o seu chef interior pode tirar umas férias e a criatividade culinária pode faltar. Por isso, e também para evitar comer besteiras, planeje um cardápio semanal.

Não precisa ser nada elaborado, apenas uma vaga ideia do que você irá comer naquela semana. Isso também irá ajudar muito na hora de fazer as compras no supermercado!

Você pode gostar: Soja faz bem ou mal para a sua saúde?

5. Compre frutas e verduras na feira

Além de serem mais frescos e saudáveis, comprar na feira evita que você acabe comprando salgadinhos e afins. Isso também faz com que você preste atenção no que está comprando, já que precisará dedicar mais tempo na escolha das melhores saladas, frutas e verduras.

Quando não puder comprar suas verduras na feira, comece as compras no supermercado pela seção de frutas, legumes e verduras! Quando você chegar na seção de guloseimas seu carrinho já vai estar tão cheio que você não sentirá necessidade de comprar mais!

Saiba mais: Moringa Oleífera: o superalimento que você precisa conhecer!

6. Escolha seus lanches

É claro que é muito mais fácil – e barato – comer uma coxinha, um salgadinho ou mesmo uma bolacha recheada de lanche da tarde. Mas isso é também altamente prejudicial para você! Por isso, leve seu lanche de casa. Pode ser uma fruta ou um sanduíche, o que você preferir.

Ah, e em casa, substitua os salgadinhos de pacote que você come na frente da televisão por lanches menos calóricos, como pipoca light de microondas!

Saiba mais: Aprenda a controlar a sua Diabetes com essas dicas!

7. Diminua o tamanho do prato

Esse é um antigo truque da mente! Quando maior o prato, maior a nossa necessidade em preenchê-lo com mais comida. Por isso, se você diminuir o prato, vai diminuir também a quantidade de comida que come, ingerindo apenas o necessário para se sentir satisfeito!

Saiba mais: Perca peso definitivamente com essas 5 dicas!

8. Tenha sempre uma garrafa de água

Uma boa dica para aumentar a quantidade de água que você toma é sempre levar a sua garrafinha de água.

Dessa forma, você não passará sede onde quer que vá, se hidratará e não vai mais gastar seu dinheiro para comprar água. Seu bolso, seu corpo e o planeta agradecem!

Você pode gostar: Dicas práticas para uma boa caminhada!

Você conhece outras dicas para ter uma alimentação saudável? Escreve pra gente aqui embaixo!

E-book Artrite Reumatóide 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here