4 maneiras de prevenir o câncer com uma alimentação saudável

0
560
prevenir o câncer com uma alimentação saudável

Que tal manter o câncer longe de você? Confira 4 formas de prevenir o câncer com uma alimentação saudável!

Alimentação saudável é importante e isso todos nós já sabemos! Mas você sabia que pode prevenir o câncer com uma alimentação saudável?

Pois é! Quem diria que uma coisa tão simples como ter uma alimentação saudável seria capaz de prevenir o câncer? Mas é a verdade!

Na verdade, calcula-se que 1 em cada 3 casos de câncer pode ser prevenido adotando uma alimentação saudável. E essa é uma ótima notícia!

Afinal de contas, o câncer é uma das doenças que mais mata no mundo. Para você ter uma ideia, cerca de 18 milhões de novos casos de câncer foram registrados no mundo, e isso apenas em 2018!

Pelo menos esses foram os resultados das pesquisas de vários órgãos nacionais e internacionais que têm se dedicado ao tema, como o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer (IAPC).

Segundo as pesquisas, uma alimentação deficiente oferece maior risco para o câncer se instalar no seu organismo! Mas antes de falarmos disso, é importante saber um pouco mais sobre a prevenção do câncer…

Saiba mais: É possível prevenir o câncer de mama?

É possível prevenir o câncer?

prevenir o câncer com uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável pode garantir mais saúde e ajudar a prevenir o câncer!

SIM e NÃO!

Embora seja possível prevenir o câncer com algumas medidas, como a alimentação saudável, por exemplo, isso não elimina as chances de desenvolver a doença. Em outras palavras, não há garantias quando se trata do câncer.

Mas para entender o porquê disso, é preciso antes entender o que é o câncer!

Resumidamente, o que caracteriza o câncer é uma combinação de comportamentos anormais da célula. O mais clássico deles é a rápida divisão celular, o acúmulo e invasão de tecidos saudáveis e posterior mudanças no DNA.

Portanto, o câncer se desenvolve quando, por algum motivo, uma célula nociva se torna a progenitora de um grupo de células idênticas, ou seja, igualmente nocivas. Isso resulta em um acúmulo de dano genético nas células com o passar do tempo.

Além disso, é preciso entender que existem centenas de tipos de câncer que afetam diferentes tecidos. Até mesmo tumores que atingem os mesmos tecidos podem apresentar diferentes características. Isso impacta diretamente na forma de tratamento, por exemplo.

E, afinal, o que pode causar o aparecimento do câncer?

Embora muito se pesquise sobre o tema, os cientistas ainda não chegaram a uma resposta conclusiva. Entretanto, sabe-se que fatores ambientais, internos e externos exercem grande influência no surgimento do câncer.

Dentre os fatores internos podemos citar, por exemplo, sua idade e genes – algo que você não pode mudar. Já dentre os fatores externos estão a alimentação, cigarro e o sol, que podem ser mais facilmente controlados.

E é claro que a alimentação exerce um papel fundamental quando se trata de prevenir o câncer. Sabe-se, por exemplo, que a dieta pode afetar diretamente o risco de câncer.

Alguns alimentos como comida processada, carne vermelha e alimentos em conserva podem aumentar as chances de desenvolver câncer. Mas nós já vamos chegar lá!

Primeiramente, vamos falar sobre uma pesquisa realizada pelo Instituto Mundial de Pesquisa do Câncer, que confirmou o que já se suspeitava: há relações entre câncer e obesidade!

Saiba mais: Diferenças entre o colesterol HDL e o colesterol LDL!

Câncer o obesidade: qual a relação?

prevenir o câncer com uma alimentação saudável
De acordo com as pesquisas, o sobrepeso e a obesidade, podem aumentar as chances do câncer!

Ter uma alimentação saudável e balanceada pode ajudar você a manter o seu peso ideal. E manter o peso ideal não é importante apenas por questões estéticas. Na verdade, as questões estéticas passam bem longe da prioridade aqui.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade é a segunda maior causa evitável de câncer. Para você ter uma ideia, está atrás apenas do cigarro e da poluição, principais causadores do câncer de pulmão!

Vale afirmar que estar acima do peso não significa necessariamente que a pessoa não é saudável ou que irá desenvolver câncer!

Entretanto, estar muito acima do peso ideal aumenta vertiginosamente as chances de desenvolver algum tipo de câncer. E quais tipos? Bem, de acordo com as pesquisas, VÁRIOS!

Por exemplo, já foi comprovada a relação entre obesidade e câncer de mama, câncer de intestino, câncer de útero, câncer de pâncreas, câncer de estômago, dentre muitos outros.

E por que isso acontece?

Isso acontece porque a gordura extra no seu corpo não fica lá parada simplesmente… Na verdade, ela estimula a produção de hormônios e a reprodução celular.

Isso faz com que as células do seu corpo se dividam mais e mais rapidamente, o que aumenta as chances do surgimento de uma célula cancerígena.

Por isso, cada vez mais cientistas e médicos concordam que a adoção de uma alimentação saudável pode REALMENTE prevenir o câncer!

Saiba mais: Obesidade: um problema de saúde pública!

4 dicas para prevenir o câncer

prevenir o câncer com uma alimentação saudável
Além de ajudar a prevenir o câncer, uma alimentação saudável pode trazer mais qualidade de vida!

Uma vida saudável é resultado de uma constante conduta preventiva. A boa alimentação, por exemplo, é essencial desde os primeiros anos de vida.

Por isso, visitar o médico com regularidade, ficar atento aos sinais do corpo, praticar exercícios físicos e evitar vícios como o fumo e o álcool são atitudes que ajudam a prevenir o surgimento de inúmeras doenças.

dieta preventiva contra o câncer é feita à base de frutas, verduras, legumes e grãos com baixa quantidade de gorduras e calorias. É ideal também para quem sofre de hipertensão, colesterol alto ou diabetes.

Como você pode perceber, os benefícios em ter uma alimentação saudável são inúmeros. Por isso, comece ajudando o seu organismo no combate a essa doença!

Se liga agora nessas 4 dicas que vão te ajudar a prevenir o câncer com uma alimentação saudável!4

Saiba mais: Entenda como a Moringa Oleífera ajuda a controlar o peso!

1. Diminua o consumo de carnes vermelhas

prevenir o câncer com uma alimentação saudável
Você pode substituir a carne vermelha pela carna branca, por exemplo!

Você gosta de comer aquele churrasco mal passado aos finais de semana? Bom, talvez você deva repensar esse hábito. Ao menos se você quiser prevenir o câncer!

Evidências científicas comprovam que o consumo de carne vermelha e processada pode aumentar o risco de câncer de intestino, de estômago e de pâncreas.

Carnes processadas incluem presunto, bacon, salame e salsichas, enquanto carnes vermelhas incluem carne suína, bovina e de carneiro. De acordo com os cientistas, o principal motivo para isso são os químicos encontrados nas carnes vermelhas.

Alguns químicos são encontrados naturalmente na carne, como o pigmento heme, que dá a cor vermelha à carne. Em geral, ele é benéfico para o corpo, entretanto, se for consumido em excesso pode prejudicar algumas células do corpo.

Outros químicos como os nitratos são geralmente utilizados para preservar carnes processadas. O problema é que o nitrato pode ser convertido em um composto nitroso causador de câncer.

Além disso, a temperatura do cozimento também pode ativar algumas substâncias que facilitam o surgimento do câncer. É o caso, por exemplo das aminas poli e heterocíclicas, que podem se transformar em causadoras do câncer quando em altas concentrações.

Por outro lado, as carnes brancas como de frango e peixe não parece agir da mesma forma, o que é uma boa notícia!

Saiba mais: Top 5 benefícios de se adotar uma boa alimentação!

2. Consuma alimentos ricos em fibra

prevenir o câncer com uma alimentação saudável
Além de regular o intestino, as fibras podem ajudar a prevenir o câncer!

Todos nós já sabemos que o consumo de fibras é extremamente importante para a nossa saúde. Isso porque alimentos como frutas, vegetais e cereais ajuda a regular os processos do intestino.

Entretanto, o que muitos podem não saber é que os estudos demonstram que o consumo de alimentos ricos em fibras podem ajudar a prevenir o câncer, especialmente de intestino.

Os cientistas ainda buscam mais evidências que comprovem os dados. Entretanto, sabe-se que dentre todos os alimentos, os cereais ganharam destaque no auxílio à prevenção do câncer de intestino.

E por que isso acontece?

Bem, ao que tudo indica, isso acontece justamente porque as fibras ajudam a regular o intestino. Como consequência, isso diminui o tempo que químicos nocivos ficam dentro do nosso corpo e em contato com o intestino.

Além disso, as fibras também ajudam a flora intestinal a produzir substâncias que modificam as condições do intestino. Todas essas coisas tornam as fibras sua melhor amiga na hora de prevenir o câncer!

Saiba mais: Você conhece as 10 principais fontes de fibras?

3. Evite alimentos em conserva

prevenir o câncer com uma alimentação saudável
Antigamente, o sal era uma das únicas formas de preservar os alimentos.

O sal já foi um dos alimentos mais caros do mundo e, durante muito tempo, era uma das únicas formas de preservar a comida.

E ainda que hoje em dia não seja mais assim, cada vez mais consumimos mais sal. Ele está presente nos alimentos processados como o hambúrguer, mas também em alimentos em conserva, como o pepino em conserva.

Isso pode ser um problema, já que alimentos em conserva e processados podem aumentar o risco de câncer de estômago.

De acordo com as pesquisas, o sal em excesso desses alimentos pode prejudicar as paredes do estômago, causando inflamações. Além disso, pode tornar o revestimento do estômago mais sensível às células cancerígenas.

Outro perigo é o fato de que o sal pode interagir com uma bactéria da flora estomacal, a Helicobacter Pylori, que está relacionada às úlceras estomacais e ao câncer de estômago.

Embora ainda sejam necessárias pesquisas que comprovem esses dados, fica a dica: procure evitar alimentos em conserva e processados!

Saiba mais: Colocar sal embaixo da língua ajuda a aumentar a pressão?

4. Busque alimentos ricos em vitaminas

prevenir o câncer com uma alimentação saudável

Todos nós sabemos que devemos consumir mais frutas e vegetais na nossa alimentação, mas poucos de nós realmente seguimos essa recomendação!

Entretanto, ela é essencial para quem quer fortalecer organismo e prevenir alguns tipos de câncer. Isso porque esses alimentos são os mais ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para a nossa saúde!

Os alimentos ricos em ferro, por exemplo, tornam o sangue mais forte e contribuem para prevenir o câncer e outras doenças como a anemia. Eles podem ser encontrados no leite materno, feijão, lentilha, folhas verde-escuras.

Além disso, procure comer alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola e caju, por exemplo. Isso porque, a vitamina C fortalece o organismo e ajuda na absorção do ferro. Ou seja, feijão e limonada, além de ser uma combinação gostosa, lhe trará mais saúde!

O mesmo não vale para leite e derivados. Isso porque o cálcio que eles contém impede que o organismo extraia o ferro dos alimentos. Por isso, evite tomar leite e comer alimentos ricos em ferro na mesma refeição. Isso não quer dizer que você não deva consumir alimentos ricos em cálcio viu!

Outra boa dica é consumir alimentos ricos em vitamina A, que são ótimos para a visão e pele, além de proteger contra a diarreia e alguns tipos de câncer, como o câncer de pele. Por isso, pode abusar de alimentos de cor verde, amarela e alaranjada!

Lembre-se que ter uma alimentação mais rica em vitaminas e nutrientes essenciais ajudará você na conquista por mais saúde e na prevenção do câncer!

Saiba mais: Conheça a planta que é considerada o MELHOR superalimento!

Conhece outras dicas de alimentação que ajudam a prevenir o câncer? Compartilhe com a gente aqui embaixo!

E-book Disfunção Erétil 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here