Dicas para aproveitar os benefícios do boldo-do-chile

0
1456
benefícios do boldo-do-chile

Ele pode atuar no estômago, no fígado e no intestino. Saiba como aproveitar os inúmeros benefícios do boldo-do-chile no artigo de hoje!

Aquele que nunca tomou um chazinho de boldo para aliviar dores no estômago, que atire a primeira pedra!

Pois é, o boldo faz parte da cultura medicinal popular brasileira há muito tempo. E ainda que a espécie mais comum aqui no Brasil não seja exatamente o boldo-do-chile, ele pode trazer inúmeras vantagens para sua saúde.

Por exemplo, várias pesquisas comprovam que o boldo-do-chile é extremamente versátil e pode ajudar a tratar várias doenças e contribuir pra sua saúde. Aliás, é exatamente sobre isso que nós vamos falar no artigo de hoje!

Mas antes de você conhecer alguns dos principais benefícios do boldo-do-chile, que tal conhecer um pouco mais essa planta? Então vamos lá!

Saiba mais: Conheça os 3 tipos de boldo mais comuns aqui no Brasil!

Boldo-do-chile: que planta é essa?

benefícios do boldo-do-chile
Diferentemente de seu primo, o boldo-da-terra, o boldo-do-chile tem as folhas verde escuro e brilhantes!

Boldo-do-chile é uma espécie arbórea pertencente à família das Monimiaceae. Suas folhas são comumente utilizadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos.

Além disso, ela também apresentar propriedades antimicrobiana, antifúngica e antibacteriana, dentre outras. E onde encontrar uma planta assim tão fantástica?

Bem, como o próprio nome já indica, o boldo-do-chile é natural do Chile. Por lá, ele forma verdadeiras matas de árvores de até 15 metros de altura!

Isso não quer dizer que não seja possível encontrá-la em outras regiões, como o Brasil, por exemplo. Entretanto, o boldo-do-chile não é tão comum quanto outra espécie de boldo, o boldo-da-terra.

Devido às suas várias propriedades medicinais, o boldo-do-chile é mais frequentemente utilizado para fins medicinais. Contudo, devido ao seu aroma e sabor muito fortes, em algumas culturas também é utilizado na culinária.

Vale lembrar que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e farmácias em forma de erva, cataplasmas, emplastros, óleos ou extratos.

Embora não seja tão comum no Brasil, devido, principalmente à dificuldade de acesso, é frequentemente consumido em forma de chá. Essa é, aliás, uma das melhores forma de aproveitar os benefícios do boldo-do-chile.

Falando neles, que tal conhecer os 4 principais benefícios do boldo-do-chile?

Saiba mais: Conheça outra planta que pode ser aliada da sua saúde!

4 principais benefícios do boldo-do-chile?

benefícios do boldo-do-chile
Existem vários benefícios e formas de consumir o boldo-do-chile!

É um pouco difícil delimitar apenas 4 benefícios desta planta tão incrível. Porém, eis algumas das principais propriedades terapêuticas do boldo-do-chile:

  • Digestivo
  • Estomacal
  • Diurético
  • Hepatoprotetor
  • Antioxidativo
  • Antibacteriano
  • Calmante

O boldo-do-chile pode ser indicado para tratar infecções no fígado e no estômago, prisão de ventre, cólicas hepáticas, reumatismo, insônia e pedras na vesícula!

Outro benefício do boldo é que ele promove o aumento da produção e fluxo de bile e regula a atividade da vesícula biliar. Além disso, o perfume do boldo recorda aquele da hortelã e da melissa e por isso pode funcionar como calmante!

Ah, e vale alertar que em excesso o boldo pode acabar prejudicando a sua saúde, e não queremos isso, não é mesmo? Por isso, é preciso ter maneirar na dose! Mas nós já vamos falar disso!

Por agora, vamos conhecer os 4 principais benefícios do boldo-do-chile!

Saiba mais: Por que nós devemos tomar cuidado com os fitoterápicos?

1. Ajuda você durante a digestão

benefícios do boldo-do-chile
O chá de boldo-do-chile pode ajudar a acelerar a digestão!

Pesquisas científicas confirmam o que a sabedoria popular já sabia há muito tempo: boldo-do-chile realmente ajuda a melhorar os processos digestivos.

Aliás, este é, muito provavelmente, o mais conhecido e difundido benefício do boldo-do-chile. E não sem razão!

Isso se deve à sua composição fitoquímica, que inclui diversos antioxidantes que estimulam a produção de bile no fígado. No caso, a bile é o que ajuda a quebrar os alimentos, especialmente as gorduras, facilitando assim a digestão.

Outros benefício é o potencial antimicrobiano do boldo-do-chile, que ajuda no tratamento de indigestão, vômitos, diarreia e até intoxicação alimentar. Porém, ele não deve ser usado em excesso pois, nesse caso, pode prejudicar mais do que ajudar!

  • Como consumir?

A melhor forma de consumir é em forma de chá. Com algumas gramas de folhas de boldo-do-chile e 1/2 litro de água, você pode fazer um chá que ajudará na digestão.

  1. Aqueça a água até quase o ponto de fervura.
  2. Adicione as folhas de boldo-do-chile e deixe ferver por mais 2 minutos.
  3. Apague o fogo, coe e espere esfriar.
  4. Beba durante 2 dias, preferencialmente após as refeições.

Saiba mais: Colocar sal embaixo da língua realmente ajuda a subir a pressão?

2. Deixa seu fígado mais saudável

benefícios do boldo-do-chile
Problemas no fígado são relativamente comuns na população, mas podem ser resolvidos com boldo!

O boldo-do-chile traz benefícios não somente ao seu estômago, mas também ao seu fígado!

Aliás, este é um dos órgãos mais importantes do seu corpo. Você já deve saber, mas não custa lembrar a função do fígado no seu corpo.

Dentre outras funções, ele é o responsável principal da eliminação de resíduos e toxinas do seu organismo. Essa eliminação impede o acúmulo de substâncias nocivas e dificulta o surgimento de doenças.

E qual o benefício do boldo-do-chile aí? Bem, lembra que lá atrás falamos sobre o aumento da produção da bile, que ajuda a quebrar os alimentos e toxinas? Pois é!

Pesquisas científicas comprovaram que o boldo-do-chile pode ajudar a proteger as células do fígado quando há excesso de toxinas no organismo. Só é importante não abusar, viu!

  • Como consumir?

Da mesma forma que o consumo para ajudar nos processos digestivos, a melhor forma para beneficiar o seu fígado, é em forma de chá. Por isso, separe as folhas e aqueça a água!

  1. Aqueça 1 litro a água até quase o ponto de fervura.
  2. Adicione as folhas de boldo-do-chile e deixe ferver por mais 2 minutos.
  3. Apague o fogo, coe e espere esfriar.
  4. Beba 2 xícaras por dia por no máximo 4 dias, preferencialmente após as refeições.

Saiba mais: 3 maneiras de consumir a Moringa Oleífera que você precisa conhecer!

3. Ajuda a tratar a prisão de ventre

benefícios do boldo-do-chile
Se você sofre de prisão de ventre, o boldo-do-chile também pode ajudar você!

Outro grande benefício do boldo-do-chile é ajudar a aliviar a constipação intestinal, que costuma vir acompanhada da prisão de ventre.

Aliás, a constipação é um problema extremamente desconfortável, já que dificulta a ida ao banheiro. Pode até não parecer, mas só quem sofre com isso sabe que pode causar inchaço, desconforto e até mesmo dor.

Felizmente, o chá de boldo-do-chile pode ajudar – e muito – no tratamento de enfermidades e dores estomacais. Neste caso, o principal responsável são os óleos naturais da planta, que possuem efeitos laxativos.

Para quem sofre de constipação ou prisão de ventre, essa é uma grande vantagem, já que promove os movimentos intestinais e diminui os esforços para evacuar. Por outro lado, aqueles que sofrem com diarreia ou intestino solto devem ficar longe do boldo!

  • Como consumir?

Assim como nos outros casos, a melhor forma de consumir é em forma de chá! Porém, é importante tomar cuidado para não exagerar, viu!

  1. Aqueça 1/2 litro a água até quase o ponto de fervura.
  2. Adicione as folhas de boldo-do-chile e deixe ferver por mais 2 minutos.
  3. Apague o fogo, coe e espere esfriar.
  4. Beba 2 xícaras por dia por no máximo 4 dias, preferencialmente após as refeições.

Saiba mais: Confira dicas para soltar o intestino sem usar remédios!

4. Trata as infecções do trato urinário

benefícios do boldo-do-chile
Com a orientação correta, o chá de boldo-do-chile pode ajudar a tratar até algumas DSTs!

As propriedades antimicrobianas e antissépticas do boldo-do-chile também fazem dele um grande aliado no tratamento geral de infecções bacterianas. 

Ele é especialmente eficaz no tratamento de infecções do trato urinário, tais como cistite, infecções nos rins, na uretra e na bexiga. Mas além dessas, as folhas de boldo-do-chile também podem auxiliar a combater DSTs como a sífilis e a gonorreia!

Além disso, o boldo-do-chile possui algumas substâncias que ajudam a produzir mais urina, o que ajuda ainda mais na prevenção de infecções do trato urinário.

Neste caso, é preciso ter cuidado e buscar também orientações médicas. Grávidas, por exemplo, não devem consumir o chá de boldo-do-chile, já que ele possui propriedades abortivas.

  • Como consumir?

Chá é a melhor forma de consumir o boldo-do-chile para ajudar no tratamento de infecções. Só lembre-se de não seguir este tratamento por mais que 4 dias.

  1. Aqueça 1 litro a água até quase o ponto de fervura.
  2. Adicione as folhas de boldo-do-chile e deixe ferver por mais 2 minutos.
  3. Apague o fogo, coe e espere esfriar.
  4. Beba 2 xícaras por dia por no máximo 4 dias, preferencialmente após as refeições.

Saiba mais: Por que a Moringa Oleífera ajuda a prevenir o envelhecimento?

Boldo-do-chile tem efeitos colaterais?

benefícios do boldo-do-chile
Embora a natureza seja a melhor farmácia, os excessos também podem fazer mal à sua saúde!

Se utilizado da maneira correta, o boldo-do-chile pode trazer muitos benefícios para a sua saúde!

Entretanto, o consumo excessivo ou por períodos prolongados também pode acabar colocando sua saúde em risco… Na verdade, se consumido em doses excessivas, seja na forma que for, pode causar desconforto, paralisia e até mesmo a morte!

Em casos de excesso, pode ocorrer o envenenamento por ascaridol, uma substância que ocorre naturalmente no boldo. Além disso, o uso incorreto do boldo-do-chile enquanto remédio pode causar danos ao fígado. Em casos de uso tópico – como pomada ou emplastro – o boldo pode causar irritações na pele.

Se estiver grávida, consulte um médico antes de consumir algum medicamento à base de boldo-do-chile. Isso porque ele tem propriedades abortivas e teratogênicas, ou seja, que podem causar má formação no feto.

Por essa razão, por melhor que ele seja, procure sempre consultar um médico antes de consumir o boldo-do-chile!

Saiba mais: Entenda como a Moringa Oleífera ajuda no controle de peso!

Você conhece outros benefícios – ou perigos – do boldo-do-chile? Compartilhe nos comentários aqui embaixo!

E-book Disfunção Erétil 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here