Top 10 principais fontes de Fibras

0
189
fibras

As fibras são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. E, embora elas sejam mais conhecidas por melhorarem a digestão, os benefícios vão muito além disso!

Na verdade, as fibras ajudam a prevenir e tratar as doenças cardiovasculares e diabetes, a controlar o colesterol e a combater a obesidade.

Por isso, o consumo de alimentos ricos em fibras é essencial para ter uma alimentação equilibrada e uma vida saudável.

De uma maneira geral, elas podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal, como grãos, por exemplo, e o consumo ideal fica entre 20 e 25 gramas diárias.

Porém – e infelizmente -, a dieta ocidental é muito pobre em nutrientes, vitaminas, e é claro, fibras. O resultado disso é a disseminação de problemas como a constipação intestinal, a diverticulose, as hemorroidas, o câncer de cólon, entre outros.

Mas, com uma alimentação correta você pode evitar tudo isso!

Confira agora as 10 melhores fontes de fibra (e mais um extra no final)!

1. Feijão

Não é nenhuma surpresa que o feijão esteja em primeiro lugar nessa lista! Isso porque, além do alto percentual de fibras, ele também é rico em antioxidantes, em especial os do tipo flavonoides, que ajudam a combater o envelhecimento das células.

Mas além do feijão, é recomendado também o consumo de outros grãos, como a lentilha, a ervilha, o grão de bico, entre outros. O mais importante é não deixar de incluir os grãos na sua alimentação!

2. Arroz integral

Nada combina mais com um prato de feijão do que um bom prato de arroz, não e verdade?

O arroz, por si só, já é rico em fibras, mas quando substituído por seu irmão mais saudável, o arroz integral, pode ser ainda melhor!

3. Linhaça

A linhaça poderia ser considerada uma campeã de fibras! Ela possui uma alta quantidade de fibras por cada 100g e melhora muito os processos digestivos.

Além disso, ela pode ser incluída em saladas, saladas de frutas, cereais e por aí vai. Outras opções são também a chia e o gergelim, por exemplo.

4. Aveia

Esta é, talvez, a mais conhecida fonte de fibras atualmente…

Do mesmo modo que a linhaça, a aveia é um cereal muito rico em fibras e que, portanto, pode auxiliar a regular o intestino. Com saladas, iogurtes e frutas se torna uma ótima opção para os lanches da tarde. Outras opções são o trigo, a cevada e a farinha de aveia.

5. Maçã 

As frutas, de uma maneira geral são alimentos ricos em fibras e vitaminas essenciais. No caso de frutas como a maçã, por exemplo, o ideal é comer com casca e tudo. Isso porque, no caso das frutas, as fibras se concentram principalmente na casca.

6. Abacate

Das frutas, o abacate é, talvez, a mais rica em fibras. Ele é também rico em gorduras e, por isso, deve-se tomar cuidado e não exagerar.

No Brasil, estamos acostumados a comê-lo como uma fruta, especialmente como uma bebida. Porém, em outros países, o mais normal é incluir o abacate na salada e em pratos salgados.

7. Milho

Como bom grão, o milho é também uma ótima fonte de fibras, que podem lhe ajudar a regular o intestino.

Porém, não é de qualquer milho que estamos falando! O milho enlatado e em conserva, por exemplo, perder muito das suas propriedades benéficas. Por isso, opte sempre pelo milho in natura, ok?!

8. Batata doce

Além de fornecer energia para o corpo em função da quantidade de carboidratos, a batata doce também é rica em ferro, potássio e vitaminas A, C e fibras.

Por isso, incluir a batata doce na sua dieta poderá fazer maravilhas pela sua saúde e pela saúde do seu intestino!

9. Soja

A soja é um alimento polêmico e disso não há dúvidas. Porém, a polêmica se concentra em torno das desvantagens da soja transgênica. No entanto, não há dúvidas de que a soja não-transgênica é uma ótima fonte de fibras e outros nutrientes.

Ela é utilizada há muito tempo nas culinárias orientais e pode ser encontrada em outros subprodutos, como o tofu, por exemplo.

10. Brócolis

O brócolis é muito conhecido por ser um alimento extremamente rico em ferro. Porém, ele é também uma ótima fonte de fibras!

EXTRA: Moringa Oleífera

A Moringa Oleífera é uma planta de origem indiana e que é muito conhecida pela incrível quantidade de nutrientes, vitaminas e sais minerais.

Como não poderia deixar de ser, ela é também rica em fibras, ajudando a regular importantes funções do corpo. Por isso, incluí-la na sua alimentação trará apenas benefícios!

Por isso, que tal incluir as fibras na sua alimentação? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Newsletter 728x90px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here