9 dicas infalíveis para eliminar a caspa definitivamente

0
64
eliminar a caspa

A caspa é realmente um problema muito incômodo, não é mesmo? Mas calma que isso tem solução!

Veja agora nossas dicas infalíveis para eliminar a caspa!

1. Banho neles!

Shampoos à seco são realmente uma mão na roda, especialmente nos dias que não temos tempo de lavar o cabelo. Porém, é importante lembrar que o shampoo à seco não substitui o bom e velho banho.

Isso porque, embora ele realmente remova a oleosidade dos fios, ele não remove a sujeira do couro cabeludo. Por isso, lembre-se de lavar suas madeixas no máximo a cada dois dias!

2. Banho de água fria

Tomar um banho quente, principalmente nos dias frios é uma delícia e a gente sabe disso. Porém, a água quente pode estimular a produção de glândulas sebáceas no couro cabeludo, o que faz com que a coceira e a caspa aumentem.

Mas não se preocupe! Isso não significa que você deverá tomar banho de água gelada mesmo no frio, ainda que esse seja o mais recomendado.

Entretanto, se você quiser evitar ou eliminar a caspa, prefira tomar banhos de água morna aos banhos de água quente!

3. O melhor shampoo

Existem muitas marcas de shampoo anticaspa atualmente. A maioria funciona a partir de um composto químico chamado cetoconazol, que ajuda a combater a caspa causada por fungo. Outros tem como base o zinco ou o coaltar, que ajudam a prevenir as famosas casquinhas brancas.

Uma boa dica é optar por produtos mais naturais, como shampoos que contenham enxofre ou óleo de melaleuca na sua composição. Outra dica é buscar a opinião de um dermatologista para descobrir qual o shampoo anticaspa mais indicado para o seu caso.

Independentemente do tipo, os shampoos anticaspa são grandes aliados na hora de diminuir ou mesmo eliminar a caspa!

4. Tira esse chapéu!

Chapéus, toucas e bonés são itens muito bonitos e estilosos, e disso não há dúvidas. O problema é que eles podem agravar a caspa.

Isso porque, ao abafarmos o couro cabeludo, fazemos com que ele sue mais. Em outras palavras, estimulamos um aumento na produção de glândulas sebáceas, a coceira e a descamação do couro cabeludo.

Por isso, evite usar bonés e chapéus diariamente ou por mais tempo do que o necessário. E evite usar toucas a menos que a situação exija!

5. Livre, leve e solto

diminuir a caspa

Sua mãe tinha razão, dormir com o cabelo molhado realmente faz mal, ainda que não seja pelos mesmos motivos que você acreditava…

Dormir com o cabelo molhado faz mal para a saúde do seu couro cabeludo e pode contribuir para piorar a caspa. Outra atitude que pode ser prejudicial é prender o cabelo enquanto ele ainda está molhado.

Isso acontece porque, prender, dormir, ou abafar os cabelos molhados – com bonés, por exemplo -, faz com que sua cabeça se torne o ambiente perfeito para a proliferação de fungos, como o Malassezia.

Por isso, deixe seus cabelos secar naturalmente ou, se preferir, utilize o secador para acelerar o processo. Mas lembre que secador demais também pode acelerar a descamação do seu couro cabeludo, ou seja, sem exageros!

6. Química pra que te quero?

Cortar, pintar, descolorir, não importa. Quem não gosta de dar uma repaginada do visual, não é verdade?

Porém,  apesar de contribuírem muito para a nossa autoestima, a química pode ser uma inimiga do seu couro cabeludo. Isso acontece porque processos químicos como descoloração ou pintura são processos altamente agressivos para o seu couro cabeludo. Como resultado, os sintomas da caspa como a descamação e a coceira podem aumentar.

Por isso, pense com cuidado na hora de fazer químicas no seu cabelo. Seu couro cabeludo irá lhe agradecer no final!

7. Cuidado com o que você come

Parece brincadeira, mas adquirir hábitos, e principalmente, uma alimentação saudável podem ajudar muito na hora de eliminar a caspa. E o motivo para isso é simples!

Se você tem uma alimentação baseada em fast food, frituras e pobre em vitaminas e nutrientes essenciais, você acaba estimulando a produção de glândulas de gordura no corpo, e isso inclui o seu couro cabeludo.

Por isso, evite frituras e prefira ter uma alimentação balanceada e saudável se você quiser combater a caspa!

8. De olho na sua saúde

Normalmente a caspa é apenas

Porém, alguns problemas de saúde também podem causar caspa e por isso é preciso ficar de olho. A diabetes, psoríase, a obesidade e o stress podem contribuir para o agravamento dos sintomas de coceira e descamação.

Por isso, observe os sinais no seu corpo e cuide de sua saúde. E se você desconfiar que esse pode ser o seu caso, busque a orientação de um médico.

Porém, caso essas dicas não tenham o efeito desejado…

9. Busque um dermatologista

A caspa costuma ser um problema incômodo, mas não muito complicado de tratar e resolver.

Porém, se mesmo após tomar estas medidas você não perceber nenhum tipo de melhora, não tenha medo de procurar um médico.

Por ser um problema de de pele – ainda que na cabeça – o dermatologista é o profissional mais indicado para tratar um problema crônico de caspa.

E lembre-se, seja no couro cabeludo ou em qualquer outra parte da pele, nunca tire as casquinhas. Esse tipo de ação só aumenta o problema e pode machucar o local!

Conhece outras dicas para acabar com a caspa? Compartilha com a gente aqui embaixo!

Newsletter 728x90px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here