9 dicas que vão ajudar no cuidado com a sua pele

0
1066
cuidados com a sua pele

Você toma cuidado com a sua pele? Pois deveria… Se liga nas 9 dicas que nós reunimos para ajudar você a cuidar melhor da sua pele!

Pense rápido e responda: você lava seu cabelo todos os dias? Você escova seus dentes após cada refeição?

Provavelmente a sua resposta tenha sido SIM, não é mesmo?

Isso porque esses cuidados demonstram que você é uma pessoa zelosa e que preza pela higiene. Algo, aliás, que é muito valorizado e importante na vida em sociedade.

Por que, então, você ainda não tem uma rotina de cuidado com a sua pele?

Saiba mais: 3 dicas práticas para você cuidar da sua pele no fim do verão!

Você cuida da sua pele?

cuidados com a pele
Todos nós devemos ter uma rotina de cuidado com a pele!

Na verdade, se você for mulher, você, provavelmente, já tem alguns cuidados com a sua pele. No entanto, se você for homem, é provável que a resposta tenha sido um belo e sonoro NÃO!

Entretanto, ter cuidado com a pele não deve ser uma preocupação apenas das mulheres. Assim como ter cuidado com os dentes e cabelos é importante, ter cuidado com a sua pele demonstra que você está atento aos detalhes.

Até porque, ela ainda é considerada o maior órgão do corpo e merece mais carinho e atenção, não é mesmo?

Na verdade, a pele é a nossa principal proteção contra as ameaças do mundo exterior. E, acredite, elas podem vir em muuitas formas!

Podem vir na forma de vírus, bactérias, fungos e protozoários. Na verdade, até mesmo o sol pode representar uma ameaça para o seu organismo, e também para isso sua pele está aí para proteger você!

Por isso, nada melhor do que agradecer tanta proteção, cuidando dela em retorno, não é mesmo? Confira agora as melhores dicas de cuidado com a sua pele!

Saiba mais: Por que as câmaras de bronzeamento foram proibidas?

4 dicas de cuidado com a pele do rosto

cuidados com a pele
O seu rosto é seu cartão de visitas, por isso, cuide dele!

Não tem jeito, o seu rosto é o seu cartão de visita. Por essa razão, cuidar da pele do rosto é tão importante, seja você homem ou mulher!

Aliás, por ser mais sensível do que outras partes do corpo, a pele do rosto costuma ressecar com muita facilidade durante as mudanças de estações!

E não se engane se você acha que peles oleosas não precisam de cuidado. Na verdade, as peles oleosas precisam de cuidado tanto quanto as peles secas. A única diferença são nos tipos de cuidado que você terá com a sua pele!

Se liga agora nas 4 dicas incríveis que nós reunimos e que vão ajudar você a ter mais cuidado com a sua pele!

Saiba mais: 6 tratamentos incríveis para combater a acne!

1. Limpe a sua pele

Essa é uma dica que vale para todas as épocas do ano. Afinal de contas, a pele do nosso rosto está exposta à poluição e à sujeira do dia a dia todos os dias do ano.

Por isso, para eliminar as impurezas e resíduos que se grudam na sua pele ao longo do dia, é fundamental limpá-la todas as noites. Você pode escolher sabonetes líquidos especiais ou géis de limpeza com PH neutro.

E caso você tenha a pele oleosa, vale buscar pro produtos à base de extratos vegetais, como o extrato de camomila, por exemplo. Vale lembrar também que, nesses casos, não é muito bom lavar o rosto com produtos especiais várias vezes ao dia.

Isso porque lavar o rosto muitas vezes pode retirar a proteção natural da pele, deixando-a ressecada mais facilmente. E nas peles oleosas, o resultado pode ser ainda pior, já que pode fazer com que a pele produza ainda mais óleos naturais como forma de proteger a pele.

Por essa razão, vale a pena lavar o rosto pela manhã, quando acorda, e fazer uma rotina de cuidados com a pele mais completa à noite.

Saiba mais: 10 dicas imperdíveis para começar melhor o seu dia!

2. Faça esfoliação regularmente

Nem todas as pessoas fazem esfoliação, especialmente os homens, que ainda têm um preconceito muito grande.

Entretanto, a esfoliação é um processo que ajuda a retirar a camada mais superficial, onde estão as células mortas. Isso ajuda a renovar, hidratar e cuidar da pele com mais facilidade. Além disso, deixa uma aparência mais suave e lisinha na pele!

O ideal é realizar um peeling utilizando produtos com microesferas e que contenham substâncias antissépticas para eliminar as células mortas e a aspereza da pele.

Em caso de peles oleosas, produtos com ativos adstringentes como, por exemplo, óleo essencial de laranja, ou ainda o ácido salicílico, são uma boa pedida!

Ah, e vale lembrar que NÃO SE DEVE fazer esfoliação todos os dias, viu. O ideal é, no máximo, 1x na semana!

Saiba mais: Veja as principais mudanças hormonais pelas quais passam as mulheres!

3. Hidratação sempre

Com o fim do verão, é comum que a pele fique mais ressecada e quebradiça.

Esse pode não ser um problema tão grande para quem tem pele oleosa. Entretanto, isso não é desculpa para não hidratar a pele, viu!

O ideal é hidratá-la todas as vezes que lavar o rosto. Por isso, deve ser realizada com cremes hidratantes à base de ureia, vitaminas A, C e E e filtro solar, sempre.

Um creme com vitamina C ou peptídeos é mais recomendado pela manhã, sob o protetor solar. Já à noite, cremes que contenham retinol funcionam melhor!

No caso das peles oleosas, são recomendados hidratantes não-oleosos (oil free) e com ativos que controlam o brilho excessivo da pele. O que não vale é deixar de hidratar a pele!

Saiba mais: Veja como soltar o intestino sem precisar usar remédios?

4. Escolha bem seus produtos

Com a mudança de estação, muita gente muda também a rotina de cuidado com a beleza e isso é muito bom. Entretanto, uma coisa que você não pode deixar de fazer é prestar atenção nos produtos.

Por isso, escolha produtos que se encaixem com o seu tipo de pele e que respeitem a sensibilidade da sua pele. Ah, e lembre-se de ler os rótulos! Alguns produtos, tais como o retinol só podem ser aplicados à noite.

Vale alertar também que algumas dicas caseiras de cuidados com a pele podem prejudicar a sua pele mais do que você imagina.

Algumas delas, por exemplo são a esfoliação com açúcar e azeite, ou a aplicação de suco de limão para diminuir manchas na pele.

Só que, ainda que sejam dicas econômicas, elas podem acabar prejudicando muito a sua pele no longo prazo. Por essa razão, vale mais investir um pouco mais em cuidados com a pele agora do que lamentar depois!

5 Dicas de cuidado com a pele do corpo

cuidados com a pele
Não é apenas a pele do rosto que merece atenção, viu!

Não é só a pele do rosto que precisa de cuidados não, viu!

A pele do corpo, assim como a do rosto, também pode sofrer um pouco se você não tomar cuidado. Aliás, isso vale especialmente partes como os joelhos e cotovelos, já ressecados por natureza.

Por isso, se liga nas dicas que nós reunimos para ajudar você a cuidar da pele do corpo!

Saiba mais: Moringa Oleífera retarda o envelhecimento: Verdade ou Mentira?

1. Limite o tempo de banho

Água quente e banhos longos podem ser uma delícia, especialmente no inverno. Porém, isso pode ser um problema para a sua pele

Banhos quentes e demorados costumam remover os óleos da sua pele. Por isso, se você tiver a pele seca, ela poderá ficar ainda mais seca. Aliás, mesmo que você tenha a pele oleosa, tomar banhos quentes pode ser prejudicial.

Isso acontece porque ao invés de retirar apenas a oleosidade excessiva, ela também irá retirar a proteção natural da sua pele.

Por essa razão, se você quiser cuidar da sua pele, procure limitar o tempo do seu banho. Além disso, prefira água morna ao invés de água quente!

2. Evite sabonetes fortes

A sua pele costuma ficar seca depois que você sai do banho?

Bom, se sentir a pele esticada e ressecada depois do banho NÃO É – ou ao menos, não deveria ser – normal, viu!

Da mesma forma que banhos quentes, sabonetes fortes podem tirar todos os óleos essenciais da sua pele. Ao invés disso, opte por sabonetes com o ph neutro.

Por isso, outra boa opção de cuidado com a sua pele é passar um creme hidratante logo após o banho.

3. Se depile com carinho

Atualmente, a maioria das mulheres é adepta da depilação, seja ela à lâmina, à laser ou com cera.

E ainda que isso proporcione aquela sensação gostosa de pele lisinha, é preciso tomar alguns cuidados com a pele do seu corpo.

Uma boa dica para proteger a sua pele dos danos das lâminas, é aplicar creme de barbear, creme ou gel antes de fazer a depilação. Isso garante que a lâmina deslize com mais naturalidade e sem machucar as camas mais superficiais da sua pele.

Além disso, para garantir uma depilação efetiva, use apenas lâminas afiadas. Outra boa dica é depilar sempre na direção em que os pelos nascem. Para muitas isso pode até parecer uma dica estranha, mas acredite: ela ajuda a cuidar da sua pele!

4. Seque com delicadeza

Depois de tomar um bom banho é hora de se secar.

Só que, para muitos homens e mulheres, o ato de se secar é praticamente uma esfoliação. E ainda que essa pareça ser uma boa ideia, acredite, NÃO É!

Se você quiser mesmo ter cuidado com a sua pele, seque-a com delicadeza. Dessa forma, você não estará machucando sua pele e garantirá que não tirará toda a hidratação natural da sua pele.

Outra boa dica é: lave sua toalha pelo menos 1 vez por semana! Muitas pessoas acham que isso é desnecessário, já que saímos do banho limpos.

Entretanto, ao usarmos nossa toalha frequentemente, impedimos que ela seque completamente, criando um ambiente perfeito para fungos. E você não vai querer fungos na sua pele, não é mesmo?

Por isso, lave sua toalha ao menos uma vez por semana!

Saiba mais: O que é e quais são as possíveis causas da asma alérgica?

5. Hidrate a pele seca

Você hidrata a sua pele todos os dias? Pois deveria!

Aliás, a hidratação deveria se tornar um hábito diário de cuidado com a sua pele!

Depois de secar – delicadamente – a sua pele, use um creme hidratante para manter a sua pele hidratada. Isso irá ajudar a restaurar a camada hidrolipídica que cobre a sua pele.

Uma boa dica para garantir que a sua pele estará hidratada por completo é prestar mais atenção em áreas como os joelhos e cotovelos, já que elas são áreas naturalmente mais ressecadas.

Ah, e vale lembrar que todas as peles merecem hidratação, viu. Isso não é privilégio das peles secas não!

Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre alimentos afrodisíacos!

Você conhece outras dicas de cuidado com a pele? Compartilhe com a gente aqui embaixo!

E-book Artrite Reumatóide 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here