Obesidade e excesso de peso: questões de saúde pública

0
1786
obesidade e excesso de peso

Controlar o excesso de peso vai muito além de uma questão puramente estética. Trata-se de uma questão de saúde tão importante quanto a desnutrição!

Aliás, assim como a desnutrição, o excesso de peso e a obesidade são problemas de má nutrição altamente complexos. Nesse caso, o problema não é a falta de alimento, mas o excesso e a qualidade da alimentação.

Saiba mais: Você é o que você come: será mesmo?

E, infelizmente, esse é um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo!

De acordo com a OMS e como Ministério da Saúde, existem cerca de 300 milhões de pessoas que sofrem com a obesidade. Mas a coisa fica ainda pior quando se consideram os casos de pessoas com excesso de peso: 1 bilhão de pessoas!

A boa notícia é que os níveis de obesidade vêm caindo nas principais capitais brasileiras. Pelo menos foi o que apontou uma pesquisa realizada este ano pela Vigitel!

Entretanto, os números ainda são alarmantes! Por isso mesmo, é preciso deixar o preconceito de lado e procurar entender o que é a obesidade!

Saiba mais:  Top 10 fontes de fibras que você precisa conhecer!

O que é a obesidade?

De acordo com a definição do Ministério da Saúde, a obesidade é o acúmulo excessivo de gordura no organismo. Ela é uma doença na qual as reservas naturais de energia armazenadas no tecido adiposo são menores do que a quantidade de energia gasta.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as causas da obesidade e do excesso de peso dependem de muitos fatores. Por exemplo, fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos podem influenciar o seu peso.

Você pode gostar:  Comidas afrodisíacas que você precisa conhecer!

Em outras palavras, a obesidade ou o excesso de peso não dependem apenas da vontade de emagrecer de uma pessoa!

Aliás, quando se trata das causas da obesidade, elas podem se dividir em 2 tipos:

  1. Obesidade Exógena: Causada pelo desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias gastas. Segundo estudos, é uma das principais causas da obesidade infantil.
  2. Obesidade Endógena:  Causada por alterações metabólicas, como por exemplo, alterações na glândula tireoide ou o uso de medicações corticoides.

Aliás, as causas que levam à obesidade podem ser tão complexas que os cientistas estudam uma relação genética e obesidade!

Saiba mais:  Diferenças entre colesterol bom e colesterol ruim?

O gene da obesidade: Mito ou Verdade?

Há cerca de 2 anos atrás os pesquisadores de uma universidade canadense, a Universidade British Columbia, fizeram uma descoberta incrível!

Um teste realizado em ratos demonstrou que pode haver um gene responsável pelo desenvolvimento da gordura no corpo. Em outras palavras, este gene, que pode ser encontrado em todas as partes do corpo, poderia ser o grande responsável pela obesidade!

Porém, nos testes isso acontecia apenas quando o gene era codificado com uma proteína chamada 14-3-3-zeta.

Por exemplo, o teste demonstrou que quando essa proteína, presente dentro do gene, era bloqueada, o percentual de gordura branca – associada a doenças cardiovasculares – caía cerca de 50%.

Saiba mais: Aprenda a ter uma alimentação saudável com estas 8 dicas!

Em outras, isso quer dizer que sozinho, o gene não necessariamente causa a obesidade!

Quanto ao tratamento, os cientistas acreditam que com a ajuda de remédios, esse processo poderia ser interrompido em pessoas com excesso de peso ou obesidade. Porém, vale ressaltar que os a pesquisa está em fase inicial e que ainda são necessárias mais pesquisas sobre o tema!

Por essa razão, os melhores tratamento são aqueles que podem ajudar a prevenir o surgimento de doenças!

Saiba mais: Aprenda a controlar a sua diabetes com essas dicas!

Por que o excesso de peso é um problema?

Ao contrário do que afirmam as revistas, as novelas e as redes sociais, a gordura não é a grande vilã. Aliás, do ponto de vista biológico, nós precisamos de gordura para viver!

Isso acontece porque as gorduras desempenham funções importantes, como a proteção dos órgãos vitais, o armazenamento de energia e o isolamento térmico. Além disso, também ajuda a controlar o crescimento, a função imunológica, a reprodução e outros aspectos do metabolismo básico.

Só que em excesso, ela deixa de ser assim tão boa…

O problema é quando há algum tipo de desequilíbrio no organismo e essa quantidade de gordura começa a aumentar descontroladamente!

Quando isso acontece, o corpo sofre com o excesso de peso. O grande problema mesmo é que a obesidade e o excesso de peso estão relacionados à maior probabilidade de desenvolver outras doenças crônicas.

Você pode gostar: Dicas práticas para uma boa caminhada!

Inúmeros estudos já comprovaram a relação entre o aumento de peso e a diabetes, a hipertensão, aterosclerose, e até mesmo câncer. Isso sem contar dos problemas no sistema motor, como problemas nas articulações dos joelhos, tornozelos e até mesmo na coluna.

Um outro grande problema, que acaba sendo muitas vezes ignorado, é o emocional. O excesso de peso e a obesidade podem pesar – sem trocadilhos – no emocional e no psicológico de alguém!

Aliás, muitas vezes a raiz do problema pode estar também na relação emocional que a pessoa desenvolve com a comida. Por essa razão, é muito importante buscar auxílio especializado!

Como controlar a obesidade?

Antes de tudo, é importante entender que estar acima do peso não significa necessariamente estar doente. Da mesma forma, ser magro não é sinônimo de ser saudável!

Entretanto, como o excesso de peso está relacionado a doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas, é importante prestar atenção.

A melhor forma de controlar a obesidade ainda é controlar a alimentação. O primeiro passo é ir cortando aos poucos as frituras, bolachas e lanches. Além disso, é importante se alimentar com mais frutas, verduras e fibras.

Saiba mais:  Entenda como a Moringa ajuda no controle de peso!

Outra boa saída é fazer atividades físicas, como natação, musculação e dança. Porém, para pessoas que preferem ficar ao ar livre, uma caminhada em ritmo lendo é uma das melhores formas de controlar o peso!

Conhece outras formas de controlar o peso? Deixe seu comentário aqui embaixo!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here