Top 20 melhores benefícios da caminhada

0
579
benefícios da caminhada

Todos nós sabemos que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a nossa saúde!

Mas na hora de escolher aquela que mais gostamos, isso pode ficar um pouco complicado. Afinal, são muitas as opções disponíveis!

E enquanto algumas pessoas preferem algo mais dinâmico, como a prática de esportes, outros preferem algo mais calmo como a caminhada, por exemplo!

Por essa razão, no artigo de hoje nós vamos falar um pouco sobre os inúmeros benefícios da caminhada! Mas será que uma simples caminhada pode melhorar a sua saúde?

Saiba mais: Dicas para ter uma boa caminhada!

Existem benefícios da caminhada?

Caminhar diariamente pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde! Conheça 20 deles!

Sim!

Aliás, existem MUITOS benefícios na caminhada. Só que até mesmo essa descoberta é relativamente recente!

Durante muito tempo acreditava-se que para proporcionar benefícios para a nossa saúde, a prática de atividades físicas deveria ser vigorosa. Em outras palavras, deveríamos correr, malhar e suar a camiseta até cansar!

Mas o que fazer caso você não pudesse fazer esse tipo de atividades físicas?

Saiba mais: 8 dicas para emagrecer com responsabilidade!

O que fazer, por exemplo, se você sofresse com problemas cardíacos como a hipertensão, ou problemas musculares como as doenças reumáticas? Pois é!

Felizmente, a partir da década de 90, os médicos e cientistas começaram a pesquisar mais profundamente sobre os benefícios da caminhada!

E o que se descobriu é que a caminhada tem o potencial de impactar a saúde de todas as pessoas, especialmente devido à sua acessibilidade. Basta pensar nos inúmeros programas que promovem a saúde por meio da caminhada!

Ou seja, este é um hábito saudável, prático e até mesmo de baixo custo que pode reduzir taxas de doenças crônicas atualmente. Doenças como a diabetes, a hipertensão e a obesidade podem ser controladas com essa prática tão simples e efetiva.

Saiba mais: Como funciona o tratamento da Artrite Reumatoide?

Pois é, a caminhada é a mais democrática das atividades físicas!

E o melhor é que a caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade. Aliás, isso nos leva a outro assunto antes de falarmos sobre os 20 melhores benefícios da caminhada!

Conheça agora os top 20 melhores benefícios da caminhada!

E os riscos da caminhada?

benefícios da caminhada
Dentre todas as atividades físicas, a caminhada é a que oferece menos riscos para a sua saúde!

Algumas pessoas se preocupam com os riscos que uma atividade como a caminhada pode trazer. Mas a verdade é que, dentre as várias opções de atividades físicas, a caminhada é a que menos oferece riscos!

Porém, é claro que ainda que seja inofensiva e recomendada para todas as idades, é necessário tomar algumas precauções! Uma pessoa sedentária corre mais riscos que uma pessoa ativa, tanto na caminhada como em outras atividades físicas.

Saiba mais: 10 benefícios da musculação para a sua saúde!

Afinal de contas, os riscos podem aparecer caso o ritmo da caminhada seja pesado e sobrecarregar o músculo cardíaco, o que não é nada bom!

Os batimentos do coração não podem ultrapassar 75% a 80% da freqüência normal. Para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 – idade = freqüência cardíaca total (100%).

Por essa razão, pessoa que sofrem com alguma condição pré-existente, como obesidade, fraturas, doenças cardíacas ou respiratórias devem consultar um médico!

Além disso, há também o risco de distensões, especialmente se você for uma pessoa sedentária e que não está habituada à prática de exercícios. Nesses casos, vale seguir a seguinte dica: comece devagar e vá acelerando aos poucos.

Saiba mais: 5 dicas para aplicar uma compressa de gelo!

Outra dica bacana é fazer alongamento ao menos duas vezes durante a caminhada, uma na metade do trajeto e outra ao final. Desta forma, seus músculos estarão preparados para o que der e vier!

Sem mais delongas, vamos falar agora dos 20 melhores benefícios da caminhada!

Top 20 benefícios da caminhada

benefícios da caminhada
Se caminhar já é bom, fazer caminhadas ao ar livre pode ser ainda melhor!

1. Melhora a saúde do seu coração

A caminhada é o melhor exercício, especialmente para os sedentários e sedentárias de plantão. E o motivo é claro: caminhar pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

2. Ajuda na perda de peso

O sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde público. Porém, uma boa e velha caminhada podem ajudar a combater este problema. Apenas 30 minutos de caminhada podem ajudar você a controlar e perder peso, além de melhorar o seu metabolismo!

Saiba mais: Entenda como a Moringa Oleífera ajuda no controle de peso!

3. Ajuda a regular a pressão

Tem problema de pressão? Então uma boa e velha caminhada é o ideal para você! 30 minutos de caminhada podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea, o que é ótimo para quem tem hipertensão!

Saiba mais: Quando não se preocupar com a queda da pressão!

4. Ajuda a prevenir o câncer

Algumas pesquisas comprovam que com alguns minutos de caminhada diariamente já podem ajudar a reduzir o risco de câncer e ajudar aqueles que estão enfrentando a quimioterapia.

5. Melhora a circulação

Caminhar um pouco todos os dias ajuda a melhorar a circulação, o que, por sua vez, ajuda a dar um gás no cérebro, reduz o colesterol LDL e previne a degeneração das células.

Saiba mais: Entenda a diferença entre colesterol HDL e LDL!

6. Reduz o risco de diabetes

Pode parecer exagero, mas caminhar regularmente pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

7. Fortalece os ossos

Embora pareça o contrário, caminhar pode ajudar você a fortalecer os ossos! Dessa forma, a caminhada pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose e fraturas, além de melhorar a postura e aumentar a estamina.

8. Fortalece os músculos

Outro benefício da caminhada é o fortalecimento dos músculos! 45 minutos de caminhada diariamente pode ajudar a tonificar as suas pernas e costas, além de prevenir a perda muscular.  

Você pode gostar: Saiba como a testosterona baixa afeta a saúde masculina!

9. Melhora a digestão

Comeu demais e está se sentindo estufado? Vá caminhar! Apenas 5 minutos de caminhada podem ajudar você a melhorar o sistema digestivo, além prevenir o inchaço a diarreia, a constipação e o câncer de cólon.

10. Melhora o seu sistema imunológico

benefícios da caminhada
Um dos melhores benefícios da caminhada: aumentar a potência do seu sistema imunológico!

Quem diria que um dos muitos benefícios da caminhada seria melhorar o seu sistema imunológico? Mas é verdade! Caminhar cerca de 30 minutos por dia pode melhorar a atividade do seus sistema imunológico.

Saiba mais: Entenda como a Moringa pode ajudar na sua saúde!

11. Previne a perda de memória

Apenas 20 minutos de caminhada diariamente podem ajudar na prevenção da perda de memória. Isso acontece porque a caminhada previne o encolhimento do hipocampo, ajudando assim a melhorar as funções cognitivas. Em outras palavras, a caminhada ajuda a prevenir doenças como o mal de Alzheimer e a demência.

12. Melhora a sua respiração

Já imaginou subir aquele lance de escada sem se sentir exausto? Pois é, caminhar vai ajudar você a conquistar isso. Cerca de 60 minutos de caminhada podem melhorar a troca de oxigênio e dióxido de carbono, o que aumenta a sua capacidade respiratória! Porém, vale alertar para pegar leve, especialmente se você sofre de problemas respiratórios!

13. Previne o envelhecimento

Quer ficar jovem para sempre? Pois calce um par de tênis e saia para caminhar um pouco! Cerca de 20 minutos diários podem ajudar a impedir o envelhecimento precoce das células, o que por sua vez deixará você mais feliz e mais jovem!

Saiba mais: Saiba como a Moringa ajuda a prevenir o envelhecimento!

14. Estimula a produção de Vitamina D

Este é um benefício da caminhada que muitas pessoas não conhecem! Entretanto, 10 minutos de caminhada, especialmente na parte da manhã, já podem ajudar na produção de vitamina D. Essa vitamina é essencial na prevenção do câncer, da esclerose múltipla e da diabetes tipo 1. Só não esqueça o protetor solar!

Você pode gostar: Por que as câmaras de bronzeamento estão proibidas?

15. Reduz o estresse

Diversos estudos já comprovaram que a caminhada pode ajudar a reduzir o estresse. Isso acontece por um motivo simples: atividades físicas ajudam a reduzir a produção do cortisol, o famoso hormônio do estresse.

16. Melhora o seu humor

Se você estiver se sentindo triste ou chateado com alguma coisa, nada melhor do que uma caminhada. Acredite, caminhar pode ajudar a melhorar o seu humor como em um passe de mágica! Aliás, outro benefício da caminhada é na prevenção da depressão e ansiedade!

17. Aumenta a sua autoconfiança

Pode até parecer que não, mas além de aumentar a sua saúde, caminhar regularmente pode ajudar você a se sentir mais autoconfiante! Por isso, comece a caminhar hoje mesmo e se sentir ainda melhor consigo mesmo!

18. Aumenta a sua produtividade

Aliás, não apenas a sua produtividade! Cerca de 50 minutos de caminhada por dia podem ajudar a aumentar a sua agilidade, reflexos, energia e, claro, a sua produtividade!

19. Aumenta a sua criatividade

Outro incrível benefício da caminhada é a sua capacidade de aumentar a sua criatividade. Alguns minutos de caminhada por dia já são suficientes para ajudar você a pensar estrategicamente, por meio do relaxamento dos nervos e do cérebro.

20. Ajuda você a se conectar

Caminhar com amigos pode ter um efeito incrível sobre a sua saúde, fazendo você se sentir mais conectado com outras pessoas. Porém, caminhar sozinho, pode ajudar você a se sentir mais conectado consigo mesmo. Ou seja, de um modo geral, pessoas que caminham são mais motivadas e tranquilas!

Depois de conhecer todos esses benefícios, o que você está esperando para calçar os tênis e ir caminhar?

Mas antes, se você conhece outro benefício que não falamos aqui, deixe seu comentário aqui embaixo!

E-book Artrite Reumatóide 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here