10 Benefícios da Musculação para a sua saúde!

0
1777
benefícios da musculação

Musculação: praticar ou não praticar, eis a questão! Conheça agora os 10 melhores benefícios da musculação para a sua saúde!

É, não há como negar que a musculação pode ser um assunto extremamente polêmico!

Há aqueles e aquelas que a praticam, amam e a defendem até o fim. Por outro lado, há também as pessoas que não suportam sequer passar perto de uma academia!

Só que, independente de você ser #TeamMusculação ou não, uma coisa é inegável! A musculação pode, de fato, trazer inúmeros benefícios para a sua saúde!

Por isso, vamos conhecer agora os 10 melhores benefícios da musculação!

O que é a musculação?

Antes de mais nada que tal definirmos um pouco mais o que é a tal musculação?

Em termos gerais, a musculação é um treinamento de força, praticado normalmente em academias, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos.

Ela pode envolver o levantamento de pesos, com halteres ou com aparelhos específicos, e a hipertrofia dos músculos. Tanto as cargas quanto as séries de exercícios podem variar de acordo com o objetivo do treino.

A musculação pode ser praticada por várias pessoas, desde adolescentes a idosos passando por portadores de deficiência física, indivíduos com doenças crônicas como a hipertensão, por exemplo.

Mas, vale ressaltar que presença de um profissional na área é fundamental no processo de evolução do praticante!

Além disso, é importante na hora da definição do programa de treinamento, na identificação da execução correta dos exercícios, no correto posicionamento nos aparelhos e na orientação quanto a dúvidas!

O praticante de musculação pode ter como objetivos o aumento da força e da massa muscular ou a diminuição do peso corporal. Porém, os benefícios podem ir muito além disso!

Dá só uma olhada!

Saiba mais: 5 melhores benefícios dos Exercícios Físicos para a sua saúde!

1. Aumento da Força e Massa Muscular

Bom, este é, sem dúvidas, um dos benefícios mais procurados na musculação, especialmente pelos homens!

Neste caso, a rapidez em alcançar seus objetivos está diretamente relacionada ao tempo que o praticante dedica aos treinos, o tipo de treinamento, as diferentes intensidades, os volumes e a velocidade de execução dos movimentos.

Além disso, as séries, os intervalos entre as séries e os exercícios, bem como o períodos de recuperação entre os treinos, a estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo, podem interferir no processo de ganho muscular!

2. Diminuição do Peso 

Este é outro benefício da musculação muito buscado pelos seus praticantes. Mas, vale lembrar que diminuição do peso corporal não é tudo!

Até porque, quando falamos em PESO, estamos falando de tudo: gordura, massa magra, ossos, músculos, etc. Você pode, por exemplo, emagrecer e perder em densidade óssea, ou em massa magra, por exemplo.

Na verdade, o maior benefício mesmo é a diminuição do percentual de gordura corporal. Isso quer dizer que seu corpo está transformando gordura em músculos e massa magra, e isso é ótimo!

Saiba mais: 20 Pequenas mudanças que vão te fazer perder peso!

3. Melhora no Sistema Cardiovascular

Levantar peso obriga seu coração a trabalhar pesado, especialmente se for um treino com muito volume e intensidade. Isso sem falar na vasodilatação, provocada pela contração muscular!

Tudo isso faz com que o fluxo sanguíneo aumente consideravelmente, o que diminui a pressão arterial, já que o sangue flui com mais naturalidade.

Em outras palavras, ao praticar musculação, você está favorecendo a saúde do seu sistema cardiovascular e prevenindo doenças cardíacas!

Saiba mais: Top 5 benefícios de uma boa alimentação!

4. Prevenção da Diabetes

Pode até parecer exagero, mas praticar a musculação pode ajudar a manter a diabetes longe de você! Ou, caso isso já não seja mais possível, pelo menos mantê-la sob controle!

Quando você puxa ferro, suas células começam a utilizar a glicose – nome dado ao açúcar no sangue – de forma muito mais efetiva!

E por que isso acontece? Bem, durante o exercício físico, a liberação de insulina aumenta com o objetivo de consumir a glicose, ajudando, portanto, a controlar os níveis de açúcar!

Vale lembrar que uma boa alimentação é fundamental para ajudar no controle da diabetes!

Saiba mais: Veja como ter uma alimentação saudável para o diabético!

5. Melhora do Condicionamento Físico

Não importa se você é praticante de esportes ou não, a musculação pode te ajudar – e muito! – na melhora do seu condicionamento físico!

Uma melhora no seu condicionamento físico é capaz de aprimorar o seu desempenho esportivo, além de contribuir na proteção dos seus ossos e articulações!

Um bom condicionamento físico quer dizer que você também terá muito mais conforto e menos cansaço e dores na sua vida!

Saiba mais: Por que a Moringa Oleífera é a maior aliada no tratamento da dor?

6. Aumento da Densidade Óssea

Somente o cálcio é capaz de deixar os seus ossos mais fortes, certo? ERRADO!

Além de todos os benefícios que já falamos – e os que ainda vamos falar – a musculação também deixa seus ossos mais fortes. Na verdade, a musculação é capaz de deixar TODO o seu corpo mais forte e preparado para o que der e vier!

E isso é realmente uma coisa ótima, já que diminui consideravelmente o risco de fraturas e de osteoporose em pessoas mais velhas!

7. Melhora da Postura

Outro benefício da musculação é a correção postural!

Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planejar o treinamento para fortalecer os músculos afetados pela má postura.

Vale lembrar que a análise do especialista deve identificar exercícios e alongamentos mais adequados a cada problema, já que cada caso é diferente entre si!

Saiba mais: Testosterona baixa? O que você estar causando esse problema!

8. Melhora da Autoestima

Todo mundo quer se sentir mais bonito!

Para algumas pessoas, isso significa ter um corpo mais magro, mais forte, ou ainda, ter mais estilo! Só que independente do seu conceito de beleza, uma coisa é inegável: a musculação vai ajudar você a se sentir melhor com a sua aparência!

Além de ajudar na diminuição de peso corporal, aumento da massa magra e da massa muscular, a musculação ajuda a modelar o seu corpo. Em outras palavras, dependendo dos exercícios e da intensidade, você poderá alcançar o corpo dos sonhos!

E o melhor de tudo é que você não vai estar fazendo isso da maneira mais saudável possível!

Você pode gostar: Conheça os 10 mandamentos da beleza!

9. Antidepressivo natural

Não é novidade nenhuma que a prática de exercícios físicos ajuda na liberação de endorfina, um dos hormônios da felicidade!

Isso ajuda a reduzir desequilíbrios químicos do cérebro que causam a depressão, especialmente em casos mais leves. Importante ressaltar que, em muitos casos,  o tratamento da depressão exige o uso de medicamentos e acompanhamento médico rigoroso.

Porém, mesmo em quadros de depressão mais séria, a prática de um esporte como a musculação pode ajudar a diminuir a quantidade de medicamentos necessários!

Por essa talvez você não estivesse esperando, mas é a mais pura verdade!

Você pode gostar: O que é a Depressão Sazonal?

10. Melhora da Vida Sexual

Praticar exercícios físicos pode aumentar a qualidade da sua vida sexual por 2 motivos! O primeiro diz respeito à melhora do seu condicionamento físico. Ainda que seja divertido, o sexo é também uma espécie de exercício físico que exige um certo preparo!

O segundo pode agradar especialmente os homens, já que a prática da musculação ajuda no aumento da testosterona. Este é o hormônio masculino ligado ao desejo sexual e ao aumento da massa muscular!

Entretanto, vale lembra que os benefícios da musculação dependem da freqüência e grau de envolvimento nos treinos e da alimentação!

Praticando-se musculação com envolvimento, sem dúvida, você terá muitos benefícios! Contudo, é necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites!

Saiba mais: Você já falhou na hora H? Conheça as possíveis causas!

Deixamos algum benefícios de fora? Compartilha com a gente aqui embaixo!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here