Os 5 cuidados mais importantes para a saúde do diabético

0
441
saúde do diabético

Conviver com a diabetes não é nada fácil! Ainda mais com o medo de todas as complicações que essa doença pode trazer. Por isso, elegemos alguns cuidados que todo mundo precisa saber sobre a saúde do diabético!

Não se trata apenas de controlar a glicose, embora isso seja de extrema importância. Quando você é diagnosticado com a diabetes existem outros diversos riscos à saúde que precisam de MUITA atenção!

Enquanto alguns desses itens podem parecer muito óbvios, outros nem são lembrados quando falamos em diabetes… Mas todos eles são essenciais! Então se você sofre de diabetes, fique de olho!

Saiba mais: Você sabe o que fazer para controlar a diabetes?

1. A saúde do diabético pede EQUILÍBRIO e AUTOCUIDADO

saúde do diabético
Os excessos não combinam com a sua saúde!

Há quem diga que o seu corpo é como a sua casa… Para ter uma vida confortável dentro dele, é preciso cuidado e amor. Assim, ele vai virar um belo lar!

Bonito, né? Mas o que tem isso a ver com a saúde do diabético?

Tuuudo! Porque todo diabético precisa de cuidados muito especiais com o próprio corpo. Tanto a alimentação, quanto a higiene e até mesmo o estado emocional são DECISIVOS no controle da doença.

Vale lembrar que as complicações que a diabetes pode trazer são inúmeras! Só para citar algumas:

10 mitos e verdades sobre a Disfunção Erétil
  • Prejudica as defesas do corpo;
  • Aumenta o risco de diversas outras doenças circulatórias;
  • Diminuição da visão podendo levar até à cegueira;
  • Piora o funcionamento dos rins.

Então o ideal é ter uma vida equilibrada, livre de excessos e com foco especial em respeitar o próprio corpo! Cuide de você, procure o próprio bem estar com moderação. E, é claro, siga as dicas do Portal Bem de Saúde!

Você pode gostar: Saiba como a meditação pode beneficiar a sua saúde!

2. Cuide com o que você ingere!

Saúde do diabético
A dieta é um dos pontos mais importantes do tratamento da diabetes!

Vamos começar com o básico! Afinal, todo muito sabe que quem sofre de diabetes precisa cuidar com os docinhos, certo?

Primeiramente, a água é de vital importância no dia-a-dia de quem convive com essa doença. Uma dica legal é espalhar garrafinhas de água pela casa e sempre carregar uma com você quando sair. Pegue o costume de beber água ao longo do dia, evitando longos períodos de tempo de sede.

Lembre-se: a água vai ser uma grande aliada sua no controle da glicose e na prevenção dos problemas renais que a diabetes pode causar!!!

Mas a saúde do diabético vai além disso! Lembra do equilíbrio? Pois é… Os vilões açúcar e carboidrato também são necessários para termos energia no nosso corpo. Por isso, a dica não é sair cortando coisas da sua alimentação!

Escolha bem os alimentos!

Para evitar as complicações da diabetes, é preciso fazer mais do que cortar os docinhos! O excesso de glicose no sangue, que tanto prejudica o seu corpo, pode vir também de alimentos salgados.

Na verdade, é uma combinação entre a quantidade de glicose que você ingere e a dificuldade que o seu corpo tem em produzir a insulina!

Portanto, o importante é você optar por alimentos que vão ajudar o seu organismo a processar mais lentamente o que você come. É o caso dos alimentos em fibras. Isso acontece porque elas não são digeridas pelas enzimas digestivas e por isso atrasam a digestão da glicose.

Preferir frutas, legumes e massas integrais ajuda muito a saúde do diabético!

Saiba mais: Conheça 10 das principais fontes de fibras!

Controle melhor as quantidades

Embora sair cortando tudo não seja bacana, não quer dizer que tudo está liberado! Mesmo as frutas, que contém as tais fibras, não estão livres de aumentar a sua glicose, caso sejam consumidas em excesso.

É isso mesmo! Tudo demais faz mal. Então, é sempre importante para a saúde do diabético saber dosar bem os alimentos ao longo do dia.

Procure não ficar muito tempo sem comer

Em especial quem usa insulina precisa seeempre ter um lanchinho ao alcance das mãos! Algo saudável, é claro. Uma fruta, alguma bolachinha de massa integral… Para evitar justamente passar muito tempo sem se alimentar.

Isso é necessário pois há o risco da hipoglicemia. Ela acontece quando há mais insulina do que outros hormônios que regulam a falta da glicose quando ela se esgota.

É importante frisar que crises de hipoglicemia podem gerar danos neuronais sérios! Portanto, o melhor é mesmo é não espaçar muito o tempo entre uma refeição e outra.

Você pode gostar: As 20 pequenas mudanças que vão te ajudar a perder peso!

3. Cuide bem do seu corpo!

saúde do diabético
Que tal começar com uma caminhada diária?

Parece óbvio, mas não é! Não é apenas uma questão de ir para a academia ou estética… É na verdade manter o equilíbrio, entre se exercitar da melhor forma para o seu corpo e tomar alguns cuidados especiais.

Isso porque a saúde do diabético depende desse esforço em melhorar o funcionamento do seu metabolismo. Inclusive, essa doença prejudica diversos processos importantes para o nosso corpo, como a cicatrização, por exemplo.

Além disso, o próprio sistema circulatório também fica em risco, caso o diabético não se exercite!

Faça atividades físicas!

Eu sei, é repetitivo… Mas é realmente importante!

Se você tem diabetes pratique exercícios físicos diariamente! Eles vão ser essenciais para proporcionar esse melhor funcionamento do metabolismo. Mais do que isso, também vão ajudar a melhorar o efeito da insulina e o tratamento como um todo!

Mas não esqueça de antes passar no médico e conversar com ele sobre o assunto! Isso porque essa nova rotina também precisa de planejamento. Nada de ir se exercitar de estômago vazio. Lembra das complicações da hipoglicemia?

Vale lembrar que para começar uma academia ou qualquer outra atividade, é necessário que os seus níveis de glicose estejam estabilizados! Caso contrário há o risco da hiperglicemia, que é o aumento excessivo da glicose no sangue, e não é nada legal para a saúde do diabético

Mas cuidado com o esforço excessivo…

Para evitar que tanto a hipoglicemia quanto a hiperglicemia aconteça, é necessário tomar algumas medidas:

Guia prático da Moringa Oleífera
  • Organize a sua rotina de exercícios direitinho, pensando nos horários dos medicamentos e da sua alimentação;
  • Evite fazer suas atividades nos picos de insulina;
  • Prefira sempre os exercícios de baixa intensidade;
  • Procure não passar mais de 60 minutos contínuos na atividade escolhida.

Aliás, também é bom ficar de olho no peso!

Sabe aquela gordurinha abdominal, que muita gente abomina, mas tem até quem ache fofo?

Quando estamos falando da saúde do diabético, ela se torna muito perigosa! Isso acontece pois esses acúmulos de gordura corporal na verdade são reservas de energia.

No caso do diabético, quando o organismo percebe que a glicose não está chegando nas células, recorre à essas reservas. Como, na verdade, o que está em falta é a insulina, o corpo acaba jogando mais glicose no sangue.

Portanto, o diabético precisa sempre cuidar do peso, pois é dessa reserva de energia que o corpo vai retirar glicose quando perceber que ela está em falta!

Saiba mais: Conheça os 20 benefícios da caminhada!

4. De olho no relógio: tome os remédios direitinho!

saúde do diabético
A saúde do diabético depende de disciplina! Então, de olho no relógio!

Antes de tudo, é importante reforçar uma coisinha:

Tomar os remédios não quer dizer que você pode relaxar da dieta!!!

Pronto… Agora podemos continuar!

Cada tipo de diabetes e cada diabético tem um tratamento diferente, certo? Alguns usam a famosa insulina, enquanto outros usam outros tipos de inibidores, biguanidas ou sulfonilureias. Cada um deles possui uma recomendação específica, e é essencial seguir direitinho!

Aliás… não temos apenas os remédios “de farmácia”, não é? Hoje em dia é muito comum encontrar produtos naturais que ajudam na saúde do diabético. A canela, ameixa e a moringa oleífera, por exemplo, são muito utilizadas para isso. O que é realmente muuuito legal, mas não dispensa os remédios indicados pelo médico, viu?

Você pode gostar: Conheça a Moringa Oleífera, a planta indiana que é considerada um superalimento!

Agenda, despertador, tabelinha… tudo vale para não esquecer!

Acho que deu pra perceber que a vida do diabético precisa de muito planejamento e organização, né?!

Isso porque tanto os remédios receitados pelos médicos, quanto os hábitos alimentares, exercícios e tratamentos naturais precisam todos ser seguidos à risca.

Controlar os horários dos remédios, da alimentação e atividades físicas evita os chamados picos de glicose. Esse planejamento e monitoramento correto da própria glicemia pode parecer um chato… Mas faz absolutamente toooda a diferença para evitar as complicações que a diabetes pode trazer.

Então você vai viajar? Praticar atividades físicas? Passar várias horas fora de casa? Bora planejar! Leve tudo o que precisa, coloque o despertador do celular e faça de tudo para não esquecer os remédios e nem pular refeições.

Você pode gostar: Descubra como ter uma alimentação mais saudável com essas 8 dicas!

5. Capriche na higiene, pois ela é muuuito importante!

saúde do diabético
Manter os pés sempre sequinhos e limpos é muuito importante!

Essa é uma dica que deveria ser essencial para qualquer pessoa! Mas sabe porque ela é mais importante ainda para a saúde do diabético?

Uma vez que a diabetes prejudica a cicatrização da pele, qualquer ferida demora mais para se curar. Ainda, para piorar essa situação, por conta dos problemas circulatórios que doença causa, a sensibilidade nas extremidades, principalmente nos pés, também fica prejudicada.

Portanto, mantenha uma boa higiene pessoal. Assim você consegue evitar que qualquer machucadinho possa infeccionar e se tornar um problema muito mais grave!

Cuide dos seus pés, que te aguentam o dia inteiro!

Um dos principais cuidados com a higiene pessoal do diabético deve ser com os pés. Tanto por aquela falta de sensibilidade que nós falamos há pouco, quanto por ser uma região do corpo que facilmente cria micoses ou pega fungos, como a frieira por exemplo.

Inclusive, essas feridas nos pés representam grande risco justamente por às vezes passarem desapercebidas. Caso não sejam tratadas, podem levar até mesmo à gangrena e amputação.

Isso acontece pois os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso corpo (combatendo os agentes infecciosos), são prejudicados pela hiperglicemia. Por isso, a cicatrização é mais lenta e as defesas acabam ficando mais baixas… Uma combinação muito ruim para o seu corpo.

Guia prático da Moringa Oleífera

Esse problema inclusive se escala: nos casos de amputação é muito comum que esse mal se espalhe. Daí, algo pequeno acaba levando a algo muito mais grande.

Então, siga à risca:

  • Seque muito bem os pés após o banho;
  • Evite passar creme entre os dedos;
  • Monitore diariamente a saúde dos seus pés;
  • Não ande descalço;
  • Use calçados confortáveis, que não apertem nem machuque os seus pés;
  • Não se esqueça de cuidar também bem das suas meias, mantendo elas sempre limpas e intactas.

E sempre que você encontrar alguma ferida (não só nos pés), muito cuidado. Lave bem com água e sabão e tampe com um curativo limpo e seco.

Não esqueça também da higiene bucal, viu?!

Esse cuidado também precisa ser especial para o bem da saúde do diabético! Quando a glicose não está controlada, a saliva de quem tem diabetes facilita a formação da famosa placa bacteriana.

Aliás, o perigo não está apenas nas cáries, mas nas inflamações que podem aparecer na gengiva. O corpo pode ter dificuldades em combater essas inflamações, e há o risco da doença periodontal.

E, pior ainda, o risco de perda dentária é ainda maior para quem tem diabetes. E se o metabolismo tem mais dificuldade em combater a doença, ela se agrava mais rapidamente.

Por isso, sem preguiça! Escove muito bem os dentes após as refeições, beba muita água, e vá ao dentista regularmente.

Saiba mais: Você conhece as fases e mudanças hormonais da mulher?

Mas se você ainda não sofre dessa doença… tenho um recadinho para você!

saúde do diabético
Prevenção é a palavra!

Deu para ver que as complicações da diabetes são muitas! A saúde do diabético está sempre em risco, e precisa de constante cuidado.

A partir do diagnóstico, muita coisa muda na sua vida com essa doença. Tudo precisa ser muito comedido e planejado. Claro que dá para levar uma vida normal e feliz, sempre com equilíbrio, autocuidado e acompanhamento médico.

Você pode gostar: Será que esta planta retarda MESMO o envelhecimento?

Ainda assim, o melhor é evitar, certo?! Por isso, a prevenção é o MELHOR remédio! Cuide bem de você! 😀

E-book Disfunção Erétil 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here