O que é e como identificar a Depressão Sazonal

0
714
depressão sazonal

Nos dias cinzentos é normal sentirmos certa tristeza… Mas será que isso é normal ou é a tal da Depressão Sazonal?

Aliás, no que a depressão sazonal difere da depressão? No post de hoje nós vamos falar um pouco sobre o assunto!

Saiba mais: O que é a depressão pós-parto?

O que é a Depressão?

Bem, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão é considerada um transtorno mental. Ela costuma se caracterizar por uma tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas.

Além disso, ela costuma vir acompanhada da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos 2 semanas seguidas.

Outros sintomas são a falta de energia, insônia ou sono em excesso, dores em geral, mudança no apetite e problemas sexuais. Em casos mais extremos, a depressão costuma vir acompanhada de pensamentos mórbidos e suicidas.

Portanto, como se pode perceber, muito longe de ser um problema individual, a depressão é uma questão de saúde pública. Mas fica ainda pior, já que este parece ser  um problema cada vez mais comum. Segundo as últimas estatísticas, mais de 300 milhões de pessoas sofre com algum tipo de depressão em algum grau!

Aliás, este é um dado que poucas pessoas sabem: a depressão pode ser classificada de diferentes maneiras.

Nesse sentido, a depressão sazonal tem características muito específicas que a diferencia dos outros tipos.

Saiba mais: Depressão: O mal do século XXI

O que é a Depressão Sazonal?

A depressão sazonal, se caracteriza principalmente por estar atrelada a fatores externos tais como o clima ou mesmo à determinadas épocas do ano.

Na verdade, existem diversos aspectos de nossa vida que estão atrelados aos fenômenos naturais, como por exemplo, as estações do ano, agricultura, moda ou gastronomia. Embora muitas vezes a gente não perceba, esses fenômenos naturais acabam influenciando também nosso estado de espírito.

Todas essas alterações se manifestam de diferentes formas entre as pessoas. Por exemplo, algumas apresentam alterações mínimas e conseguem conviver tranquilamente com elas no seu dia-a-dia.

Por outro lado, existem pessoas que percebem tais mudanças de uma forma tão intensa que passam a apresentar problemas significativos no seu cotidiano. É normal que no inverno as pessoas apresentem certas alterações no apetite, sono e humor, algo característico da depressão sazonal.

Você pode gostar: 10 dicas para acordar mais feliz!

Este tipo de depressão é mais freqüente em mulheres que em homens, com cerca de 4 mulheres afetadas para cada homem. É possível que suas causas estejam relacionadas com a redução da luz natural e as baixas temperaturas do inverno. Pesquisas mostram que ela é causada por um desequilíbrio biológico.

Por que a depressão sazonal acontece?

A depressão sazonal costuma ser mais frequente em países onde o inverno é mais rigoroso e os dias mais escuros. Do mesmo modo que a depressão, ela se caracteriza por alterações no humor e diminuição de energia, mas especialmente durante o outono e inverno.

Exemplos disso são os países do hemisfério norte, como Rússia, Canadá e os países escandinavos. Nesses países, é comum haver uma diminuição na luz solar durante o outono e inverno, o que contribui para tornar as pessoas mais vulneráveis às variações de humor.

Acredita-se que a ausência da luz contribui para a produção de um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono chamado serotonina. Outro fator é a produção da melatonina (responsável pelo sono), que produzida em excesso provoca a sensação de cansaço e a diminuição de energia.

Depressão e Depressão Sazonal: qual a diferença?

A diferença básica entre a depressão sazonal e a depressão maior é que esta última não precisa de uma época do ano específica para se manifestar e não desaparece com as mudanças de estação.

Algumas pessoas acreditam que o principal sintoma da depressão maior é a tristeza, mas não é. A depressão provoca uma distorção na visão de mundo e na visão que a pessoa tem de si mesma.

Para pessoas que sofrem com a depressão, sazonal ou não, os aspectos negativos passam a ter mais importância que os positivos. Quase  como se a pessoa enxergasse as coisas ao seu redor em tons de cinza.

Geralmente são os familiares e amigos mais próximos que percebem as modificações na pessoa. Por isso, é importante estar atento às mudanças de comportamento, já que passa a haver um isolamento social!

Curtiu este artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo!

E-book Disfunção Erétil 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here