Tai Chi Chuan

0
466
tai chi chuan

Se você já assistiu à suave coreografia do tai chi chuan, certamente demorou a acreditar que se tratava de uma das chamadas artes marciais. Na verdade, movimentos lentos (e contínuos) compõem o tai chi chuan, uma luta que conquistou milhares de corações ocidentais nas últimas décadas, revolucionando as práticas de relaxamento e bem estar.

Tai chi significa “sublime harmonia dos opostos”, adota a inspiração taoísta das forças yin e yan (presentes em todo o universo) e o princípio wu wei – “não agir” ou “agir sem constranger”. E tem mais: a arte também é chuan, luta que tem como base cinco palavras-chave: gentil, bondoso, respeitoso, moderado e cedente. Parece complicado? Mas é justamente tudo isso que, segundo os mestres do tai chi, possibilita ter saúde, curar doenças e viver mais.

Tudo começou há dez séculos quando o filósofo Chan Sang Feng observou um combate entre uma garça e uma serpente. Ambas desferiam golpes mortais, mas se defendiam com movimentos precisos. O filósofo, então sistematizou esses movimentos e resumiu a luta entre 108 gestos, 37 básicos, que compõem o kata, ou ginástica, do tai chi.

E-book Artrite Reumatóide 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here