3 fantásticas maneiras de usar a semente da Moringa Oleífera

0
396
semente da moringa oleífera

Não apenas para plantar servem as sementes. Ao menos não a semente da Moringa Oleífera…

Cá entre nós, esta fabulosa planta é conhecida como “árvore da vida” por um motivo justo. Foi por isso que em 2008, o Instituto Nacional da Saúde  (NIH) a declarou oficialmente a como “Planta do Ano”.

O prêmio foi em reconhecimento ao incrível potencial da planta, especialmente quando o assunto é reverter problemas sociais e ambientais!

E o melhor é que essa árvore é tão resistente que, mesmo em condições adversas, produz vagens com a semente da Moringa. Além disso, todas as partes da planta podem ser utilizadas para os mais diversos fins. 

Saiba mais: As 3 coisas que você precisa saber sobre a Moringa Oleífera! 

As possibilidades de uso são inúmeras e podem ir desde o aumento da imunidade até o tratamento das dores causadas pela artrite, por exemplo. Sem dúvidas a Moringa Oleífera é uma árvore incrível!

Mas, se você tem acompanhado outros artigos do nosso blog, você já percebeu isso. Por isso, no artigo de hoje vamos tratar de uma parte específica da Moringa Oleífera: a sua semente!

Guia prático da Moringa Oleífera

Por que a semente da Moringa é tão incrível?

semente da moringa oleífera
São diversos os usos da semente da Moringa Oleífera!

Embora as folhas sejam a principal fonte de anti-inflamatórios e antioxidantes, a semente da Moringa também é altamente valorizada pelo seu valor nutricional. Isso porque, assim como outras partes da planta, as sementes também são extremamente ricas em vitaminas e nutrientes.

Mas os benefícios obtidos por meio da semente vão muito além de simplesmente plantá-la e aproveitar um pé de Moringa.

Pensando nisso, reunimos aqui os 3 benefícios mais incríveis que você pode ter com o uso da semente da Moringa Oleífera.

Saiba mais: Entenda como a Moringa Oleífera ajuda no controle de peso!

Dá só uma olhada!

1. Na hora do lanche

semente da moringa oleífera
É possível incluir as sementes da Moringa Oleífera na sua alimentação!

Talvez essa seja a maneira que pode proporcionar o maior número de benefícios para você e sua saúde!

Como mencionamos mais acima, em geral quando se fala em alimentação, é mais normal se referir às folhas. Porém, a semente da Moringa também pode servir como uma ótima fonte de nutrientes e vitaminas.

Como alimento, as sementes da Moringa podem ser tostadas ou torradas e servidas como aperitivos, do mesmo modo que o amendoim. Ou ainda, se estiverem frescas, podem ser servidas com saladas, por exemplo.

Você pode gostar: O que você precisa saber sobre as comidas afrodisíacas!

Guia prático da Moringa OleíferaOutro modo de adicionar as sementes nas suas refeições é fazer deliciosas receitas. No entanto, o consumo da semente fica restrito no caso de gravidez e deve ser evitado até o parto. 

A vantagem da semente como alimento é que ela tem o poder de diminuir os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim).

Ela também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, a melhorar a digestão. E além de tudo isso ela ainda tem ação antifúngica, antiviral e antibacteriana, entre outros benefícios.

Saiba mais: Você sabe a diferença entre colesterol bom e colesterol ruim?

Mas você também pode usá-la para…

2. Para limpar a água

semente da Moringa
As sementes de Moringa podem ser utilizadas para decantar as impurezas da água!

A água é o nosso maior bem e contra isso não há argumentos. Porém, a poluição dos rios diminui cada vez mais nossas reservas de água potável. Por isso o tratamento da água é tão importante!

Só que atualmente o tratamento da água envolve diversos químicos pesados, várias etapas e muito dinheiro. Buscando maneiras mais econômicas e acessíveis, os cientistas encontraram na semente da Moringa uma solução alternativa para resolver esse problema.

Isso foi também o que revelou a pesquisa de dois estudantes brasileiros, que tiveram seu trabalho exposto na Google Science Fair de 2016.

Saiba mais: 3 usos fantásticos da Moringa Oleífera!

Segundo o estudo que realizaram, a semente mostrou ser um coagulante natural, barato, acessível e totalmente biodegradável. Ela retira  a maior parte da matéria inorgânica, dos contaminantes químicos e dos agentes patológicos.

Além disso, a semente também possui propriedades antimicrobianas, muito mais eficiente do que os coagulantes inorgânicos. Por isso, ela é uma ótima opção para o tratamento da água!

Guia prático da Moringa Oleífera

3. Para cuidar da beleza

semente da moringa
O óleo obtido da semente da Moringa pode ajudar a tratar cabelos ressecados!

O uso do óleo da Moringa Oleífera na indústria cosmética tem se tornado cada dia mais popular. E por um motivo muito justo: o óleo obtido da semente da Moringa possui propriedades incríveis e que beneficiam a pele e os cabelos!

A semente da Moringa tem um alto potencial antienvelhecimentoQuando aplicado na pele, por exemplo, pode ajudar a prevenir a ação dos radicais livres no organismo, devido a alta concentração de antioxidantes. 

Saiba mais: 8 dicas para eliminar definitivamente a caspa!

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do óleo da moringa são capazes de limpar e prevenir infecções na pele. Isso é uma grande ajuda, por exemplo, nos tratamentos contra espinhas e acne.

Para o cabelo, ele funciona como um poderoso hidratante, ajudando a recuperar os cabelos ressecados ou com muita química. Não é à toa que muitos produtos para os cabelos já contam com o óleo da semente da Moringa na sua composição.

E, mais incrível que pareça, esses são apenas alguns dos usos. É ainda possível utilizá-la de outras maneiras, de modo a obter ainda mais benefícios!

Saiba mais: A Moringa Oleífera realmente ajuda no tratamento da impotência?

Se você curtiu esse artigo, deixe seu comentário aqui embaixo!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here